Existe taxa mínima para quem instala energia solar?

Existe taxa mínima para quem instala energia solar?

Instalar um sistema de energia solar é reduzir incrivelmente seus gastos com contas de luz e poder investir este dinheiro de outras formas. Porém muitas pessoas ainda não sabem exatamente o quanto podem economizar com a instalação e se há uma taxa mínima para ser paga todos os meses à concessionária, mesmo tendo o sistema.

Ao cogitar ter um sistema de energia solar, muitas pessoas imaginam que não irão mais ter que gastar nenhum centavo na conta de luz, porém isso não é bem assim, veja a seguir o que muda na sua fatura de energia após a instalação.

Baixo volume de consumo

Quem está no grupo dos usuários com baixo consumo, normalmente pessoas físicas, instala um sistema monofásico com 30 kWh de potência, o bifásico com 50 kWh ou o trifásico com 100 kWh. O tanto de potência instalada influencia diretamente na taxa mensal mínima que será cobrada pela concessionária.

Além disso, o tipo tarifário também influencia no preço da conta de luz. Quando o consumo está ligado ao consumo Rural, ele é enquadrado no subgrupo B2 da Modalidade Tarifária Convencional. Já quando o consumo é residencial ou industrial, ele está enquadrado em subgrupos B1 e B3 respectivamente. Todos os grupos têm taxas diferentes.

Alto volume de consumo

Unidades consumidoras com alto volume, normalmente indústrias e grandes empresas, têm outros fatores determinantes para o custo da taxa da conta de luz. Dentre os fatores que influem no valor estão a demanda contratada, a energia reativa excedente, as bandeiras tarifárias e as taxas de iluminação pública, além das taxas de atraso de pagamento que também podem influenciar.

Iluminação Pública

Com alto ou baixo volume de consumo, todas as unidades consumidoras devem pagar uma taxa de iluminação pública mensal, que varia de acordo com a cidade, bairro e até a rua em que o imóvel está localizado. Essa taxa é municipal, então não será retirada da conta de luz, mesmo após instalação de sistema de energia solar.

Taxa de atraso de pagamento

Ao instalar um sistema de energia solar, o histórico de consumo e pagamentos de contas continua a existir e multas e taxas por atraso de pagamento também. Além disso, mesmo com o sistema, se o consumidor não pagar as taxas mínimas, verá as penalidades por atraso acumularem e gerarem dívidas que deverão ser pagas, mesmo que o sistema solar gere pontos para créditos nas contas de luz.

Que tal pagar apenas a taxa mínima da conta de luz

Instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em seu imóvel, seja residencial, industrial e comercial é a melhor forma de economizar nos gastos com energia elétrica. Mesmo pagando uma taxa mínima à concessionária, você consegue diminuir suas contas de luz em até 95% e ainda conta com os créditos gerados pelo consumo excedente para abater valores de consumo que possam eventualmente surgir na conta.


Instale um sistema de energia solar e aproveite este e muitos outros benefícios da energia solar, fale com a Boreal e solicite um orçamento sem compromisso!

1 Comentário

  1. ANCELMO DE GÓES disse:

    QUERO INSTALAR EM UM SÍTIO, ONDE NÃO HÁ ENERGIA COMERCIAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *