Energia Solar no Brasil

energia-solar-no-brasil

Conheça um pouco do histórico e do potencial brasileiro para o uso da energia do sol

O Brasil é um dos países com maior potencial para geração de energia solar do mundo. Isso porque seu território recebe mais do que 3 mil horas de insolação por ano, em função de sua extensão e da dinâmica de estações na parte do planeta em que está localizado. Mesmo recebendo muito mais luz solar do que a maioria dos países do mundo, o Brasil ainda tem uma baixa produção a partir de sistemas solares fotovoltaicos: apenas 0,02% da nossa energia é produzida através de painéis solares.

Baseado no sistema de hidrelétricas, que responde por cerca de 65% da eletricidade gerada no país, o contexto energético brasileiro ainda é dependente de barragens e usinas, instaladas em rios ao longo de seu território. Esse cenário, porém, apresenta diversas desvantagens, como a degradação ambiental causada pela construção de represas e o impacto social e ambiental nas localidades das usinas. Seguindo uma tendência mundial, o Brasil busca soluções alternativas para geração de energia, considerando métodos sustentáveis e benéficos para os consumidores.

Entre as formas disponíveis atualmente para geração de eletricidade, a solar está entre as que apresentam melhor custo-benefício, tanto para o usuário quanto para o planeta. Limpa e renovável, a energia gerada a partir da radiação do sol pode ser produzida em usinas ou para consumo próprio, em residências e comércios. Os equipamentos necessários demandam pouca manutenção e podem ser instalados em qualquer localidade, exigindo apenas incidência da luz do sol.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o processo fotovoltaico é um dos mais utilizados atualmente no país para aproveitamento da energia do sol, ao lado do processo para aquecimento de água. Esse método, que converte radiação solar em eletricidade, pode ser utilizado tanto por residências quanto por comércios e indústrias, com grande presença nas regiões Norte e Nordeste.

Por muito tempo, o principal fator que impedia as pessoas de instalarem estruturas fotovoltaicas em suas casas era o valor investido, em comparação aos sistemas tradicionais. Esse cenário vem mudando nos últimos anos, em função de processos mais simples para fabricação dos equipamentos, do encarecimento das tarifas de luz e do incentivo proporcionado pelas políticas públicas. Com o aumento da conscientização ambiental e da pressão por ações sustentáveis, estão sendo aplicadas novas regras para a instalação de estruturas solares, como a isenção de determinados impostos para seus usuários, permitindo uma economia ainda maior.

Iniciativas como a regulamentação da micro e minigeração, realizada em 2012 pela Aneel, possibilitaram que consumidores pudessem interligar o sistema solar fotovoltaico com a rede elétrica, além de trocar a energia excedente por créditos nas concessionárias. O resultado foi um aumento no número de instalações fotovoltaicas, que tende a crescer ainda mais com ações recentes de redução dos prazos máximos para vistoria das concessionárias e ampliação da validade dos créditos gerados, beneficiando quem optou pela energia solar no imóvel.

O reconhecimento e a popularização dessa energia alternativa representam o início de um novo cenário energético no Brasil, com a valorização dos métodos alternativos e sustentáveis de geração de eletricidade. Em um contexto de crise econômica e conscientização ambiental, o potencial do país para o aproveitamento da energia solar destaca-se como uma opção viável e vantajosa, para os consumidores e para o planeta.

Tem interesse em instalar painéis solares fotovoltaicos em sua casa e quer ajudar a construir a história da energia solar no Brasil? Deixe sua dúvida ou comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *