Entenda o retorno sobre o investimento na aquisição de sistema de energia solar

roi energia solar

Mesmo com grandes benefícios, muitas pessoas ficam receosas em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica para suas empresas ou residências por pensar que o investimento inicial é muito grande. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre retorno sobre investimento (ROI) e como ele se aplica aos sistemas de energia solar.

Para descobrir se seu retorno esperado compensa quando comparado ao valor gasto em energia solar, é importante considerar primeiro o cálculo de ROI, que considera o quanto você economiza por mês nos custos de energia elétrica e em quanto tempo essa economia representará a recuperação do valor investido, ou payback.

Você deve considerar para esta equação a geração de energia mensal do sistema voltaico e o valor da tarifa de energia em sua região. Assim, o payback por mês pode ser considerado com a seguinte equação:

Payback = Investimento(R$) / energia gerada(kWh) x valor da tarifa por kWh em sua localidade(R$).

Assim, o tempo para recuperação do investimento pode ser entre 4 e 8 anos, de acordo com quanto seu sistema produz em média e quanto você gastaria na conta de luz por essa mesma quantidade de energia.

 

 

Por que energia solar é um ótimo investimento

Como a geração de energia em um sistema de energia solar depende unicamente das condições climáticas – que podem ser previstas com base em dados históricos – este tipo de investimento é considerado de baixo risco.

Hoje, quem investe em energia solar no Brasil – um dos países com maiores índices de incidência de raios solares (de norte a sul) – tem uma rentabilidade média de mais de 20% ao ano, que supera em muito a rentabilidade da poupança, tesouro direto e outras aplicações.

Além disso, a empresa ou pessoa física que decidir separar parte do dinheiro recuperado com a redução da conta de energia todos os meses e investí-lo nas aplicações tradicionais irá dispor também dos rendimentos dessas aplicações, obtendo um ROI ainda maior.

Quem usufrui do sistema de energia solar fotovoltaico também tem a vantagem de não necessitar de manutenção constante e ter uma alta durabilidade, funcionando bem por cerca de 30 anos.

Outro benefício é que a conta de energia pode cair até mais de 95% com o uso de um sistema de energia solar, tornando a flutuação de tarifas (bandeiras) praticamente irrelevantes em seu orçamento.

Para fazer um cálculo de ROI preciso para sua situação e definir quanto você tem a economizar implementando energia solar em sua casa ou empresa, entre em contato com a Boreal Solar e peça um orçamento sem nenhum compromisso!

Entenda melhor todos os benefícios do sistema de energia solar clicando aqui e comece a fazer um planejamento para contribuir para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que diminui seus custos com energia e deixa de depender das distribuidoras de energia elétrica e suas práticas tarifárias.

2 Comentários

  1. jose Viana disse:

    Gostaria de saber como funciona esse consorcio; Sou de Sao Gabriel de Goias e tenho um gasto em media de oitocentos reais

  2. José Adauto Olimpio disse:

    Em um ano, a Terra recebe 80 mil vezes mais energia do Sol do que todas as outras fontes renováveis somadas podem produzir no mesmo período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *