4 dicas para diminuir sua conta de luz durante o verão

salvar-energia-verao-blog-boreal

Em todos os estados do Brasil, janeiro é um dos meses mais quentes do ano. Com ele vêm o sol, o calor, as férias e, claro, o aumento da conta de luz. Durante o verão, os refrigeradores ficam sobrecarregados e nós passamos a acionar muito mais o grande vilão do gasto de energia: o ar condicionado. Para evitar que o orçamento não fique tão pesado durante a estação mais festiva do ano, separamos algumas dicas que podem te ajudar a diminuir a conta de luz no verão.

Use os eletrodomésticos de forma correta

Aparelhos como o chuveiro, a geladeira e o ar condicionado são responsáveis pela maior parte do uso de energia elétrica em uma residência. Para poupar o uso e não sobrecarregar a conta de luz, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente durante o verão. Aproveitando as altas temperaturas, é o momento certo de passar o chuveiro para o modo ‘verão’ e conferir se todo o equipamento está bem conservado, como fios e resistência. Verifique também se sua geladeira está fechando corretamente e, mesmo que seja preciso aumentar a potência, evite deixá-la muito cheia ou forrar as prateleiras, para não haver gasto desnecessário.

Consuma com consciência

Hábitos como manter as janelas abertas podem parecer simples, mas fazem bastante diferença na hora de contabilizar os gastos com energia. Quanto mais você conseguir manter a casa arejada e iluminada sem a ajuda de lâmpadas ou ar condicionado, melhor! Dê preferência para ventiladores e tente não abusar das tecnologias; elas são ótimas aliadas, mas podem encarecer a conta de luz. Abra a geladeira o mínimo possível, passe todas as roupas de uma só vez e não extrapole o tempo dos banhos. Usando com consciência, fica mais fácil controlar os gastos e mais barato no fim do mês.

Escolha produtos eficientes e sustentáveis

Sempre que possível, opte por modelos e marcas que se preocupam com o meio ambiente. Além de ajudar o planeta, você também estará reduzindo sua própria conta de luz. Para aparelhos como geladeira e ar condicionado, é sempre válido conferir o consumo do modelo na hora da compra. Priorize sempre os produtos mais eficientes energeticamente, indicados com o selo e a letra A. Opte também por lâmpadas fluorescentes, que diminuem em até 60% o consumo de energia, além de TVs e monitores do tipo LCD, que também contribuem para a economia de energia.

Invista na estrutura do imóvel e economize o ano inteiro

Algumas alternativas para reduzir a conta de luz valem para qualquer estação e podem fazer toda a diferença durante o verão. Para diminuir significativamente o consumo de energia em sua casa, dicas como instalar telhas transparentes para aproveitar a luz do dia podem ser de grande ajuda. Outra opção interessante é a aquisição de sistemas de aquecimento solar, que poupam o consumo do chuveiro elétrico, além dos painéis solares fotovoltaicos, que produzem eletricidade para todo o imóvel, reduzem a dependência às concessionárias e podem reduzir a conta de luz em até 95%. Alternativas assim ajudam não só a economizar, mas contribuem também para a construção de um mundo mais sustentável.

Conheça as vantagens de investir em energia solar.

Sabe de outras dicas para diminuir a conta de luz no verão? Deixe seu comentário abaixo.

3 Comentários

  1. Perfeito o conteudo, amei, vou passar a seguir mais de perto os artigos desse site!!! 🙂

  2. Camilo disse:

    Tenho um problema muito sério onde mora, o calor! Moro aqui em Joao Pessoa e tenho que usar o Ar condicionado na parte do dia direto. Tem algo que eu possa fazer para economizar e continuar com o ar?

    Já tentei usar ventilador, mas não dá, é a mesma coisa de jogar vapor quente na cara.

  3. […] mais onerosas e pesam no orçamento. Veja algumas dicas para fazer economias e reduzir o aumento da conta de luz na estação mais ensolarada do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *