Passos para instalar um sistema de energia solar em seu imóvel

Passos para instalar um sistema de energia solar em seu imóvel

 

Instalar um sistema de energia solar fotovoltaica é uma atitude cada vez mais comum entre os brasileiros, com o público geral percebendo as vantagens de investir em uma opção de energia renovável, com uma estrutura durável e capaz de reduzir as contas de luz em até 95% por mês. Veja neste artigo quais são os passos que você deve tomar para poder ter um sistema de energia solar fotovoltaica em seu imóvel

Passo a passo para instalar um sistema de energia solar

Estudo de viabilidade

A primeira coisa que deve ser feita antes de instalar um sistema de energia solar em seu imóvel é um estudo de viabilidade, que nada mais é do que uma análise das condições que seu imóvel têm de gerar energia solar.

Nesse processo são analisados desde a estrutura da construção até o posicionamento do telhado com relação ao sol, para garantir a máxima exposição aos raios solares durante os diferentes períodos do ano. Com o estudo se define quais os materiais e a estrutura ideal para atingir o máximo potencial de acordo com as condições específicas de cada imóvel.

Acesso à rede

Sabendo exatamente quais as características ideais do sistema que será instalado, é preciso checar como será realizada a integração do sistema de energia solar com a rede elétrica do imóvel. 

Assim o sistema será capaz de distribuir a energia para todo o imóvel e também para a rede elétrica – lembrando que o excedente de produção de energia solar é devolvido à rede convencional, gerando pontos de desconto junto à concessionária de energia elétrica.

Autorização da concessionária

Para instalar um sistema de energia solar fotovoltaica é preciso ter autorização da concessionária de energia local, não só por motivos burocráticos, mas também para permitir que você envie a energia excedente à rede e tenha acesso aos pontos de desconto na conta. Além disso, mesmo com um sistema, ainda é cobrado um valor mínimo de conta de luz todos os meses.

A concessionária autoriza analisando o estudo de viabilidade e homologando todo o processo de instalação que irá ocorrer. Ela também envia profissionais para uma vistoria em qualquer imóvel que opte por instalar o sistema de energía solar fotovoltaica.

Instalação do kit

Enfim chega o momento de instalar o kit do sistema de energia solar, com seus suportes, painéis e conversores seguindo à risca as definições do estudo de viabilidade, até para que não ocorra nenhum problema junto à concessionária posteriormente. 

Vistoria da concessionária

Após montar a estrutura completa, de acordo com o planejamento e somente com produtos homologados e certificados pelo Inmetro, é chegada a hora da vistoria da concessionária. Técnicos vão até o imóvel para conferir se tudo está correto e seguindo exigências legais e de segurança. 

Somente durante a vistoria, é feita a instalação de um medidor bidirecional, que não só mede a energia consumida como também permite a distribuição da energia excedente para a rede, gerando créditos para abater no valor da conta de luz.

Contrate uma empresa para cuidar de tudo isso

Para seguir todos estes passos, você vai precisar da ajuda de uma empresa especialista. Assim, todo o processo fica mais fácil, já que a empresa não só faz o estudo e a implementação, como também lida com toda a burocracia e com a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com as concessionárias.


Fale com a Boreal Solar e veja como ajudamos você a ter o melhor sistema possível para seu imóvel, seja ele residencial ou empresarial. Conheça os benefícios de instalar energia solar fotovoltaica em seu imóvel e peça um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *