Da contratação à instalação do sistema solar fotovoltaico

Da contratação à instalação do sistema solar fotovoltaico

 

Quem está considerando instalar um sistema de energia solar fotovoltaico em sua empresa e residência pode pensar que o processo de implementação e ativação do sistema é trabalhoso e demorado, mas não é bem assim.

Acompanhe a seguir o passo a passo da implementação de um sistema de energia solar e veja como é fácil para você, enquanto consumidor, aproveitar todos os benefícios desta energia renovável em sua casa por anos a fio.

1.Orçamento

O primeiro passo parte de você, cliente. Entre em contato com uma empresa especialista em energia solar, como a Boreal Solar, e solicite um orçamento sem compromisso. A empresa entrará em contato com você e marcará uma vistoria técnica para averiguar os custos envolvidos na implementação do sistema em seu imóvel, seja empresa ou residência.

Acompanhe a vistoria técnica para apresentar todas as características estruturais de seu imóvel e entender quais são os equipamentos necessários para implementar um sistema que atenda às suas necessidades.

Durante a vistoria você deve responder questionamentos sobre o uso de energia elétrica em sua casa para saber qual capacidade que o sistema precisa ter para atender seu imóvel.

2.Projeto

O projeto para implementar energia elétrica em sua casa ou empresa é de total responsabilidade da fornecedora do sistema de energia solar fotovoltaica. Na elaboração do projeto, a Boreal Solar, por exemplo, determina as seguintes recomendações:

  • Melhor local para instalação dos painéis;
  • Área disponível no telhado do imóvel;
  • Orientação e inclinação dos painéis;
  • Delimita áreas de sombreamento, em que os painéis não devem ser instalados;
  • Determina onde serão instalados os equipamentos;
  • Produção de energia necessária para atender o cliente.

Além destes aspectos, o projeto também é elaborado considerando o consumo de energia, entre outras características que garantem segurança e viabilidade para o sistema.

3.Proposta

Após realizar todas as análises, a fornecedora do sistema de energia solar elabora uma proposta final, considerando as necessidades do cliente. Com uma proposta em mãos, o cliente pode pesquisar as diferentes linhas de financiamento para adquirir o sistema de acordo com suas condições financeiras e fechar um contrato de implementação com a empresa responsável.

4.Instalação

Após fechar o negócio, a empresa formaliza um cronograma de instalação, que inclui lidar com questões de burocracia e regulamentação e as diferentes etapas da instalação, que podem ser mais ou menos complexas e demoradas de acordo com as características do imóvel em que o sistema de energia solar será instalado.

5.Visita da concessionária e homologação da troca do medidor

Para garantir que a energia excedente gerada pelo seu sistema seja convertida em descontos na conta de luz, manter o acesso à energia elétrica convencional e confirmar a regularidade de seu sistema, é preciso passar por uma vistoria da concessionária e providenciar a troca do medidor de energia por um que não só receba, mas também envie energia elétrica (excedente) à rede da concessionária.

6.Monitoramento

O último passo, que deve ser repetido por você, consumidor, periodicamente, é o monitoramento da eficiência do sistema na geração de energia, consultando o medidor de energia bivolt implementado junto ao sistema.

Isso é possível também com a ajuda da tecnologia. Já que hoje existem ferramentas que permitem acompanhar o desempenho do sistema de energia solar até mesmo via smartphones e até em tempo real.

Implementar um sistema de energia solar em sua residência não é um processo trabalhoso para você, consumidor. Entre em contato com a Boreal Solar e deixe que ela cuide de todos os passos da instalação sob sua supervisão.

Dessa forma, você garante um sistema de energia solar fotovoltaico com 25 anos de durabilidade, gerando energia limpa e sustentável para seu imóvel e uma redução de mais de 95% na conta de energia. Fale com a Boreal Solar e saiba como ter energia solar em sua empresa ou residência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *