O que considerar na escolha do painel fotovoltaico

O que considerar na escolha do painel fotovoltaico

 

O painel fotovoltaico é um equipamento fundamental para o bom funcionamento de seu sistema de energia solar, sendo responsável por receber a radiação solar e fazer a conversão dessa energia em eletricidade para ser distribuída pelo imóvel.

Para garantir que seu sistema seja eficiente e você possa ter não só redução nas contas de energia, mas também mantê-lo funcional pelos anos que virão, preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher os painéis mais eficientes e funcionais para seu sistema.

Fique atento à garantia

A primeira coisa a fazer quando estiver escolhendo os painéis para seu sistema é verificar a ficha técnica do equipamento e descobrir quanto tempo de garantia a fabricante oferece.

A maioria dos painéis têm garantia mínima de 25 anos, garantindo no mínimo 80% da potência original através dos anos. Porém é importante verificar se há também o aval das entidades brasileiras responsáveis por fiscalizar a indústria, como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

O painel fotovoltaico é eficiente

O que define a eficiência do painel fotovoltaico é o percentual da energia solar que atinge o painel e é, de fato convertido em energia elétrica para o consumo. O que representa a eficiência de seu painel é a quantidade de Watts/hora por m² que ele é capaz de gerar

Assim, quanto mais Watts por m² seu painel gera, mais eficiente ele é. Entretanto, quanto mais eficiente o painel for, mais caro será para adquiri-lo. É importante conversar com a empresa responsável pelo estudo e instalação e fazer um cálculo de valor em reais por watt e descobrir o custo-benefício entre um painel mais ou menos eficiente, particularmente para seu imóvel e seus objetivos.

Fabricante e tipo de painel

São muitos os fabricantes de painéis solares no mercado e você não vai querer escolher uma fabricante que cobra acima do preço de mercado ou que não parece ser muito confiável com relação a sua estabilidade – afinal, se acontecer qualquer problema no futuro você vai querer que a fabricante ainda exista para ser acionada.

Da mesma forma existem muitos tipos diferentes de painéis, com mais ou menos eficiência e mais ou menos inovadores. É importante analisar prós e contras dos tipos de painéis para as suas necessidades e seu imóvel e fazer uma escolha informada.

Para garantir que seu sistema tenha a maior eficiência para atender suas necessidades e tenha a máxima durabilidade, que chega a por volta de 25 anos, é preciso escolher muito bem o equipamento que será utilizado e contar com a ajuda de profissionais especializados nessa análise.

A Boreal Solar é uma empresa já com tradição na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica e conta com uma equipe de profissionais voltados a fazer o estudo do seu imóvel e de suas necessidades, descobrindo quais são os melhores equipamentos e a melhor forma de instalar o sistema em sua casa.
Fale com a Boreal Solar e tenha segurança na hora de fazer a transição para energia solar, garantindo a redução em sua conta de luz em mais de 95% e a tranquilidade de gerar e consumir energia renovável e sustentável para sua empresa ou residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *