Dicas para reduzir o aumento da conta de luz no verão

Dicas para reduzir o aumento da conta de luz no verão

O verão é a época mais quente e isso faz muita diferença, especialmente no Brasil, um país que, em grande parte, já conta com temperaturas altas durante todo o ano. As temperaturas acima de 40 ºC são comuns e com isso aumenta-se o uso do ar condicionado. 

Além disso, os estudantes e muitas famílias tiram férias no período, passando mais tempo em casa e consumindo mais eletricidade. Por tudo isso, as contas de luz, que já são caras no Brasil, ficam ainda mais onerosas e pesam no orçamento. Veja algumas dicas para fazer economias e reduzir o aumento da conta de luz na estação mais ensolarada do ano.

Uso do Ar-Condicionado

Seu ar-condicionado vai gastar mais energia para manter os cômodos de sua casa frescos se você não escolher o equipamento adequado. Pesquise antes de comprar um ar-condicionado e, caso já possua um, veja se ele é realmente o ideal para suas necessidades.

Também é importante manter os filtros do ar-condicionado limpos e checar se o termostato dele está regulado, além – é claro – de manter sempre as portas e janelas fechadas para reduzir a entrada de calor no ambiente.

Refrigeradores

Sua geladeira ou freezer também tem que trabalhar mais durante o verão para preservar a temperatura e você precisa checar as borrachas de vedação dos eletrodomésticos para garantir que o ar frio não está escapando. 

Mantenha o seu refrigerador em um local arejado, longe de outros eletrodomésticos que geram calor, como o fogão ou o forno. Espere os alimentos esfriarem um pouco antes de guardá-los na geladeira e evite ficar abrindo e fechando as portas da geladeira a todo momento.

Chuveiro elétrico e luzes

No calor do verão, não precisa tomar aquele banho com a água fervendo, não é verdade? Aproveite o momento para virar a chave de seu chuveiro para “verão” ou, se você gostar de banhos gelados, até desligar o equipamento durante essa estação do ano. Assim você vai reduzir o gasto de energia do eletrodoméstico.

Aproveite também os dias mais longos para não ligar tantas luzes em casa, afinal a iluminação natural é de graça! Confira também qual o tipo de lâmpada que você utiliza e busque opções econômicas, como as lâmpadas de LED ou fluorescentes.

Vá além do verão: Reduza permanentemente sua conta de luz com energia solar

Ao invés de se preocupar todos os anos com o aumento da conta de luz no verão, procure uma alternativa: invista em energia solar. Gerando sua própria energia com um sistema fotovoltaico instalado em seu imóvel, você poderá reduzir a conta de luz em mais de 95%, não só no verão, mas durante mais de 20 anos!


Conheça todas as vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico da Boreal Solar e solicite um orçamento sem compromisso! Em média, seu investimento é recuperado em cerca de 6 anos. Não perca tempo, fale com a Boreal e instale um sistema de energia solar em sua empresa ou residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *