Seguro para equipamentos de energia solar fotovoltaica

DCIM100MEDIADJI_0045.JPG

A penetração dos sistemas de energia solar fotovoltaica em todo o Brasil gerou demanda para um novo produto, o seguro para equipamentos de energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), já são mais de 90 mil sistemas instalados pelo Brasil, servindo mais de 110 mil unidades consumidoras, que podem fazer um seguro para seus equipamentos e ter tranquilidade com relação ao investimento realizado.

O objetivo do seguro é proteger todo o sistema de energia solar e garantir indenizações com relação a perdas ou danos. Um acidente ou problema pode gerar um custo alto de reparo e manutenção, mesmo que seja muito raro, já que os equipamentos solares têm um alto custo de aquisição e instalação.

Por que contratar um seguro para equipamentos de energia solar

O sistema de energia solar fotovoltaica tem alta durabilidade, com uma vida útil de mais de 20 anos, desde que instalado por uma empresa especialista, que realiza todos os estudos necessários e busca os melhores equipamentos de acordo com os desejos do cliente e as condições do imóvel.

O seguro é importante porque, mesmo com muita durabilidade, o sistema pode sofrer danos, já que fica exposto ao vento e à chuva, que no Brasil, em algumas instâncias, podem ser muito fortes e levar a danos com alto custo de reparação.

Com um seguro para equipamentos de energia solar, o usuário fica bem mais tranquilo, porque vai receber uma indenização da seguradora para cobrir os custos de reparo e pode entrar em contato com a empresa prestadora de serviços em energia solar para corrigir quaisquer danos.

O mesmo vale, e talvez seja até mais importante, para quem tem sistema de energia solar em propriedades rurais, indústrias e comércios. Isso porque a grande economia que um sistema de energia solar proporciona faz muita diferença na receita das empresas no final do ano e qualquer interrupção na produção de energia barata e renovável pode gerar prejuízos em uma escala considerável – muito maiores do que o custo para fazer uma apólice de seguros para o sistema.

Incluir o sistema de energia solar já é uma opção para apólices de propriedades e o custo pode ser bem acessível para se garantir mais tranquilidade no uso e manutenção do sistema solar. Além disso, a grande economia que se tem ao instalar um sistema como esse gera um saldo mais que superior ao custo de se contratar um seguro.


Entenda todos os motivos para implementar um sistema de energia solar fotovoltaico em sua casa, empresa, indústria ou propriedade rural checando os conteúdos do Blog da Boreal Solar. Falamos tanto dos motivos práticos e ambientais para se adquirir um sistema, como também sobre como você pode adquirir o seu, inclusive aproveitando oportunidades de financiamento e benefícios governamentais! Fale com a Boreal para solicitar um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *