O futuro das energias renováveis

O futuro das energias renováveis

 

As energias renováveis conquistam cada vez mais espaço e podem corresponder à metade da eletricidade distribuída em todo o mundo até 2050. Acompanhe estas e outras previsões que mostram por que está na hora de investir em energias renováveis, como a energia solar.

O aumento da demanda por eletricidade nas próximas três décadas poderá ser mais de 60% superior à atual e, segundo um relatório da BloombergNEF, devem ser investidos mais de 13 trilhões de dólares em novos projetos pelo mundo. Esse processo deve acontecer tanto por motivos financeiros quanto ambientais.

Por que cresce o investimento em energias renováveis

Para cumprir com as demandas do Acordo de Paris – do qual o Brasil também participa – para tal, é fundamental a redução do uso de combustíveis fosseis e o investimento em energia eólica, solar, entre outras provenientes de processos limpos, que não agridem o meio ambiente.

Outro fator importante é o mercado de combustíveis fósseis, que é dominado por poucos agentes, que controlam o preço e a distribuição de petróleo por todo o mundo, inclusive com implicações geopolíticas avassaladoras durante as últimas décadas.

Além disso, o custo para a instalação e utilização de sistemas de energia eólica caiu 49% e o de energia solar incríveis 85% desde 2010, o que também impulsiona os investimentos nestas fontes de energia renovável. Por se tratarem de opções limpas e mais baratas, as fontes de energia renovável conquistam espaços em projetos governamentais, empresas e até residências.

Quem está investindo em energias renováveis

A Europa é uma grande investidora em energias renováveis e já deverá ter quase 100% de sua geração de energia proveniente de fontes renováveis até 2050 e outras grandes nações pelo mundo, entre elas a China, Índia e EUA, também investem pesado em fontes renováveis, mas o que acontece no Brasil?

Apesar de ser um dos países com maior potencial para a produção de energia solar, o Brasil ainda tem muito espaço para evoluir em sua matriz energética. Já estão sendo construídas usinas de energia eólica e solar pelo país, inclusive com painéis solares flutuantes em barragens de hidroelétricas, mas ainda faltam incentivos para impulsionar essa transição.

Entretanto, já existem alguns mecanismos na legislação que possibilitam incentivos para empresas e pessoas físicas investirem em energia solar. Conheça incentivos governamentais para o uso de Energia Solar no Brasil.

Sendo uma das empresas que impulsiona o mercado de energias renováveis no Brasil, a Boreal Solar oferece sistemas de energia solar fotovoltaica para você que deseja levar uma energia limpa e barata para sua empresa ou residência 

Acompanhe a tendência do mercado e economize até 95% em sua conta de luz com um sistema de energia solar. Saiba mais em nosso site e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso para a instalação de um sistema de energia solar em seu imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *