Como realizar a limpeza dos painéis solares e garantir sua eficiência

Como realizar a limpeza dos painéis solares e garantir sua eficiência

Fazer a limpeza dos painéis fotovoltaicos é essencial para manter o bom rendimento do sistema de energia solar. A manutenção regular ajuda a manter a máxima exposição dos equipamentos aos raios solares e leva à produção de energia limpa para sua empresa ou residência.

Como são montados nos telhados a água da chuva ajuda a retirar sujeiras maiores como folhas, sacos de plástico e outros objetos, mas mesmo assim é importante fazer uma limpeza completa eventualmente, para garantir que nada faça sombra sobre os painéis e diminua sua exposição aos raios solares.

Quando limpar os painéis solares

Quanto mais sujos estiverem os painéis, menor será o rendimento do sistema. Assim, é importante limpar poeira e excrementos com uma certa frequência, especialmente se sua região passa muito tempo sem chuvas. Se passar cerca de três meses sem chuva, procure limpar seus painéis por conta própria ou contratando um profissional, que pode fazer o serviço com mais cuidado.

Como limpar painéis solares

A limpeza de painéis solares deve ser realizada com produtos não abrasivos. Na maioria dos casos, apenas jogar uma água sobre o painél com uma certa pressão – de mangueira mesmo – já será suficiente, porém em outros casos será necessário utilizar produtos e equipamentos.

Os painéis são sensíveis a arranhões e os arranhões também atrapalham na exposição aos raios solares. Por isso, quando for necessária uma limpeza mais agressiva, é importante comprar produtos específicos para limpeza de painéis. Conversar com o fornecedor é a primeira coisa que se deve fazer, antes de comprar e utilizar qualquer produto em seus painéis.

Cuidados ao limpar painéis solares

Na hora de limpar seus painéis é preciso também ter cuidados extras para não sofrer acidentes. Subir no telhado nunca é indicado. É melhor utilizar escadas e cabos extensíveis para realizar essa tarefa sem entrar em contato direto com o telhado e nem com os painéis que podem dar choque, pois as células fotovoltaicas estão sempre ativas durante o dia.

Se tiver que pisar no telhado, utilize uma corda de segurança e não tome nenhuma atitude sem ler antes as instruções de manutenção dos equipamentos. Procure fazer a limpeza nas primeiras ou nas últimas horas do dia, quando há menos calor. Isso porque os painéis ficam muito quentes durante o dia e o contato com água em temperatura ambiente pode gerar danos aos painéis.

Se você realizar a implementação de um sistema de energia solar com os serviços de profissionais, com certeza terá menos preocupações e melhores recursos para fazer a manutenção do sistema durante os anos.


A Boreal Solar cuida de todo o processo, desde o estudo de viabilidade até a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, e também auxilia o cliente na manutenção oferecendo serviços específicos.

O sistema da Boreal é tão confiável que dura mais de 20 anos, gerando energia elétrica, limpa e renovável e ainda reduzindo sua conta de luz em até 95%. Conheça mais sobre energia solar e fale com um de nossos consultores para solicitar um orçamento gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *