Tudo sobre a regulamentação de créditos de energia solar

Tudo sobre a regulamentação de créditos de energia solar

 

Os créditos de energia solar são resultado de uma regulamentação da Aneel que possibilitou aos proprietários de sistemas de energia solar o envio de toda a energia excedente – gerada, mas não consumida – para a rede de distribuição de energia convencional, que podem ser posteriormente utilizada em períodos de menor geração de energia. 

Entretanto, muita gente ainda não tem clareza sobre como funciona esta política e mesmo se ela realmente é benéfica para os usuários de energia solar. Conheça agora tudo sobre a regulamentação de créditos de energia solar.

Regulamentação

A Agência Nacional de Energia Elétrica, ou Aneel, que é responsável pela regulamentação da energia solar no Brasil decidiu em 2015 oferecer vantagens ao consumidor, dentre elas os pontos de créditos na conta de luz.  

A partir desse momento, então, qualquer pessoa com sistema de energia solar on-grid, ou seja, ligado à rede pública para garantir energia mesmo que o sistema não esteja produzindo e também para enviar energia à rede, passou a ter o direito aos pontos de créditos

Para poder participar, o usuário deve entrar em contato com a Aneel e registrar-se formalmente com a distribuidora local. A partir daí, um técnico confirma a possibilidade de realizar o processo de transmissão de energia e um relógio medidor é instalado para acompanhamento.

Os créditos que forem gerados têm uma validade de 60 meses, o que dá uma grande margem para quem possui um sistema de energia solar. Entretanto, ainda existem épocas do ano e locais onde a incidência solar pode ser menor e será necessário utilizar energia convencional. Neste momento os créditos que foram cultivados servirão para manter a conta de luz baixa e o controle no orçamento. Veja a regulamentação atual da Aneel aqui

Como utilizar os créditos de energia solar

O Brasil inteiro conta com uma alta incidência solar durante os anos e isso mantém os sistemas de energia solar funcionando em boa eficiência durante todo ano. Na média, a geração de energia para uma residência comum, por exemplo, pode ser bastante superior, mas toda essa energia não é perdida com a política de créditos na conta de luz.

Durante as noites, o sistema não gera nenhuma energia e a energia produzida em excedente pode ser utilizada. Assim, os créditos tem um papel importante, abatendo esse custo gerado pelo uso noturno e mantendo as contas baixas e garantindo ao usuário todo o benefício de investir em energia renovável.


Está pensando em instalar um sistema e quer saber mais sobre energia solar e seus benefícios? Acompanhe o blog da Boreal Solar e saiba tudo o que precisa para tomar a melhor decisão e economizar até 95% nas contas de luz. Fale com a Boreal e tire todas as sua dúvidas sobre esta solução de energia renovável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *