Como funcionam e quais os tipos de inversor solar

inversor solar

O inversor solar é um equipamento essencial no sistema de energia solar fotovoltaica. Ele permite converter a energia elétrica gerada pelos painéis fotovoltaicos para corrente alternada, o tipo de corrente utilizado para alimentar os equipamentos elétricos utilizados em empresas e residências.

Além de efetivamente viabilizar o uso de energia solar, o inversor também serve para garantir a segurança do sistema. Mas você entende como funciona de fato um inversor? Veja os diferentes tipos de inversor e como eles influenciam na qualidade de seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Os tipos de inversor solar

Existem três grupos de inversores fotovoltaicos: on-grid, off-grid e híbridos. O grupo on-grid é conectado à rede, enquanto o off-grid é isolado e o híbrido combina características dos dois grupos anteriores.

No Brasil, os inversores mais utilizados são on-grid que oferecem corrente elétrica alternada, alimentando o sistema elétrico de um imóvel e também podendo enviar energia para a rede convencional.

Os inversores on-grid devem contar com um sistema anti-ilhamento, que desconecta o inversor da rede quando o fornecimento de energia é interrompido, impedindo acidentes e garantindo a segurança das pessoas que, invariavelmente, vão operar para normalizar o funcionamento da rede.

Os inversores on-grid são classificados em string, central e microinversores. Entenda a diferença entre eles:

  • Inversor de String: utilizado em sistema de micro e minigeração, eles têm o potencial de algumas dezenas de quilowatts. Em alguns países eles são conhecidos como inversores residenciais por sua capacidade mais adequada para sistemas domésticos.
  • Inversor Central: este inversor tem uma potência maior, acima de 100 kW, e são mais comuns em sistemas de geração centralizada, podendo também ser utilizados em sistemas de minigeração. Eles são mais utilizados por empresas e indústrias.
  • Microinversores: com um potencial menor, de no máximo 1000 W, são utilizados em sistemas pequenos com no máximo quatro painéis. Pode ser utilizado em um sistema maior de forma modular, com cada módulo produzindo energia de forma independente.

Escolhendo o melhor inversor para seu sistema

Contratando uma empresa especializada, como a Boreal Solar, para desenvolver o projeto e fazer a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica em seu imóvel, você não precisa se preocupar com qual inversor será utilizado, mas se você deseja acompanhar de perto a implementação do sistema para garantir sua qualidade, é bom considerar alguns fatores:

  • Tipo e potência: converse com a empresa para entender qual a potência necessária para atender sua demanda e o tipo de conversor ideal;
  • Monitoramento: alguns inversores permitem o monitoramento em tempo real dos dados de geração de energia, inclusive via aplicativos de smartphones. peça à empresa essas opções para garantir que seu sistema está funcionando de forma eficiente.
  • Fabricante e garantia: Solicite à empresa inversores com garantias extensas, de no mínimo cinco anos e busque informações sobre a fabricante e sua reputação no mercado.

A Boreal Solar conta com profissionais especialistas em sistemas de energia solar que têm experiência na instalação e manutenção de equipamentos essenciais, como é o caso do inversor. Trabalhamos apenas com as melhores fabricantes e equipamentos de alta qualidade com certificação do Inmetro, tudo para garantir o bom funcionamento de seu sistema fotovoltaico.

Com a Boreal você não precisa se preocupar com questões técnicas como o tipo e a procedência dos equipamentos que serão utilizados. Veja todas as vantagens de contar com o sistema de energia solar fotovoltaica da Boreal Solar e peça um orçamento sem compromisso para sua empresa ou residência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *