Mitos e verdades na geração de energia solar

mitos e verdades sobre energia solar

Quem busca reduzir seus gastos com energia elétrica tem algumas alternativas com as diferentes formas de gerar e distribuir energia que vêm crescendo e conquistando espaço nos últimos anos. A energia solar fotovoltaica se destaca entre estas alternativas.

Mesmo assim, ainda existe muito desconhecimento sobre a energia solar e isso pode ser um impedimento para quem tem deseja investir. Veja alguns mitos sobre energia solar e tenha mais tranquilidade para adquirir um sistema para sua residência ou empresa.

Custo de instalação alto

É natural que se sentir desencorajado a investir em energia solar ao consultar o custo de instalação, mas a verdade é que essa afirmação é um mito. Para descobrir se um sistema solar sai caro para você, é importante entender o conceito de retorno sobre investimento.

Um sistema de energia solar fotovoltaico tem uma vida útil de cerca de 25 anos e passa por manutenções pontuais durante esse período, em contrapartida, a conta de energia cai em média mais de 95% em unidades consumidoras alimentadas por energia solar.

O valor pago para a instalação do sistema de energia solar é praticamente o único custo que você terá com essa tecnologia e em média, este valor é recuperado em cerca de seis anos. Assim, a economia na conta de luz supera bastante o custo de instalação, gerando um considerável retorno sobre o investimento feito.

Além disso, existem hoje linhas de crédito específicas para quem deseja instalar um sistema de energia solar fotovoltaico em uma empresa ou residência, permitindo que o valor de instalação seja diluído em parcelas mais acessíveis.

Painéis solares não produzem energia no inverno e em dias nublados

Os painéis captam os raios solares e produzem energia através de uma reação que independe da temperatura ou de ter um céu claro.  Em dias nublados, entretanto, há uma redução da produção de energia.

O Brasil é um país com altíssima irradiação solar em todas as épocas do ano, mesmo durante o inverno, os sistemas de energia solar se beneficiam disso. Além disso, o sistema é conectado à rede de distribuição, garantindo que mesmo nos dias em que a produção é menor, o abastecimento de energia não seja afetado.

Já quando a produção de energia do sistema excede o consumo, essa energia é convertida em créditos na conta de luz, compensando os dias em que foi necessário consumir energia da forma convencional.

É possível instalar o sistema sozinho

Apenas pessoas qualificadas conseguem efetivamente instalar um sistema de energia solar fotovoltaico. Isso porque, além de demandar conhecimento técnico, é preciso fazer um estudo de viabilidade para analisar o local e as condições de instalação.

Isso sem falar em todo o processo burocrático junto à distribuidora de energia local, para garantir que a instalação seja feita dentro de condições legais e esteja ligada à rede local. Para implementar um sistema como esse em sua empresa ou residência, converse com uma empresa especialista.

A Boreal Solar é especialista em energia solar e oferece a você um orçamento sem compromisso para a instalação de um sistema em seu imóvel. Saiba mais sobre energia solar e entre em contato para consumir energia elétrica com economia e sustentabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *