Os 5 setores da economia que mais dependem da energia elétrica

setores da economia

Os 5 setores da economia que mais dependem da energia elétrica: como reduzir o impacto da crise energética no seu negócio

 

Você sabe quais segmentos consomem mais energia elétrica e, portanto, são mais afetados por crises no abastecimento de energia em todo o Brasil?

 

Em um cenário econômico que ainda sofre com os efeitos da pandemia que assolou o país por quase 2 anos, as empresas enfrentam uma outra crise com impacto direto nas suas contas no final do mês: a crise energética. 

 

Causada por sua vez pela crise hídrica, em decorrência da diminuição do nível de chuvas em todo o território nacional, a crise de abastecimento de energia no Brasil tem impacto direto na produtividade de todos os segmentos. Com a chegada do verão, veja aqui dicas para reduzir o aumento da conta de luz no verão.

 

Entre os setores mais afetados, destacamos 5 que tem seu dia a dia mais afetado pelo aumento nas bandeiras tarifárias:

 

  • Indústrias 

 

No primeiro lugar desse ranking de consumo de energia estão as indústrias, responsáveis por cerca de 36% do consumo de toda a energia do país.

 

Com destaque para a indústria de automóveis, setor com mais demanda de energia entre todas as indústrias, a energia elétrica se apresenta como o principal insumo da produção industrial, com impacto direto inclusive na formação de preços dos produtos.

 

Além da indústria automobilística, as indústrias metalúrgicas e de plástico também apresentam elevados índices de consumo de energia, evidenciando a importância desses setores para a economia nacional.

 

É por isso que alcançar a independência energética se tornou o grande sonho dos donos e gestores de indústrias.

 

A partir de fontes alternativas e renováveis, como a energia solar fotovoltaica, algumas indústrias estão saindo na frente na corrida pela independência energética e se tornando mais competitivas.

 

 

  • Rede hospitalar

 

Se existe uma atividade em que a energia elétrica é vital e imprescindível, esta é a atividade hospitalar.

 

Devido à necessidade de uso ininterrupto de energia por algumas máquinas modernas e com alto consumo para o tratamento de pacientes, em alguns estados os hospitais são até obrigados por lei a possuírem geradores para casos de queda de energia.

 

Quando se fala de vidas, a energia deixa de ser apenas um insumo e passa a ser elemento fundamental do serviço hospitalar.

 

 

  • Shopping centers e supermercados

 

 

Você já entrou em algum shopping center ou supermercado e parou para contar quantas lâmpadas, equipamentos de ar-condicionado, computadores, aparelhos de TV e entre outros estão conectados à energia o dia todo?

 

Representando um dos setores com maior impacto na vida comum do brasileiro, que diariamente precisa ir até um estabelecimento comercial para resolver seus problemas do cotidiano, os shopping e supermercados têm cada dia mais se reinventado na forma em que lidam com a gestão de sua energia. 

 

 

  • Construção civil

 

 

Outro setor da economia que, mesmo em cenários de crise, não para é o da construção civil. Desde as etapas preliminares a uma obra, como a extração de material, transporte e produção de matérias-primas, até as etapas de acabamento, o consumo energético é significativo.

 

Nesse sentido, a existência de um planejamento energético, contemplando o uso de fontes alternativas, torna-se fundamental para redução dos custos de uma obra.

 

 

  • Rede hoteleira

 

 

Com funcionamento ininterrupto todos os dias da semana, os hotéis e pousadas representam um outro segmento cujo consumo energético representa grande parte do custo operacional. Nessa perspectiva, tem sido cada vez mais comum a adoção de fontes alternativas para redução do custo com energia.

 

A saída para reduzir o impacto da crise energética

 

Após ajudar empresas de todos os segmentos a alcançarem sua independência energética e reduzir em até 95% seus custos com conta de energia, a Boreal Solar é especialista em construir e implementar soluções de energia para negócios como o seu. A partir da energia solar fotovoltaica, você pode reduzir o impacto da crise energética na sua operação. Entre em contato com os especialistas da Borela Solar e entenda como fazer parte deste novo mundo de oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *