A contribuição da energia solar para o meio ambiente

A contribuição da energia solar para o meio ambiente

 

Opções renováveis de geração e distribuição de energia, em especial a energia solar fotovoltaica, conquistam cada vez mais espaço no Brasil e no mundo e muito desse crescimento se dá pelo impacto positivo destas opções no meio ambiente.

A população mundial está cada vez mais consciente e busca investir em atitudes mais sustentáveis. Além de buscar consumir produtos e serviços que sejam menos nocivos ao meio ambiente, o que força às empresas a também mudarem seu comportamento.

Falando especificamente da energia solar, não é só o aumento da conscientização que leva às empresas a investir, mas também o baixo custo de produção e consumo de energia elétrica, que pode levar a uma economia surpreendente nas contas de energia.

Veja a seguir como a energia solar contribui para o meio ambiente e veja como você pode fazer parte deste movimento investindo em uma fonte de energia alternativa para sua residência ou empresa e ainda aproveitar todos os benefícios econômicos e de imagem que acompanham esse investimento.

Benefícios da energia solar para o meio ambiente

A energia proveniente de combustíveis fósseis emitem gases poluentes, que prejudicam a atmosfera e estes combustíveis são utilizados em diversos tipos de usinas de eletricidade, porém mesmo opções que não contam com esse tipo de combustível também causam danos.

Para construir barragens de hidrelétricas – inclusive no Brasil, em que a maior parte da energia provém deste meio – são inundadas grandes áreas verdes – e até áreas habitadas – o que afeta diretamente as populações de animais e a flora do ambiente, inclusive levando à extinção de populações inteiras e dificultando a migração natural de peixes. 

A energia solar, além de não ocupar um grande espaço, sendo instalada diretamente sobre imóveis, recebe toda o seu “combustível” do próprio Sol. Utilizando a radiação solar para gerar energia, não é emitido nenhum gás prejudicial ao meio ambiente e não se oferece nenhum impacto à natureza e à vida animal. 

O sistema de energia solar é tão eficiente que pode alimentar residências e empresas gerando até energia excedente, que não é perdida, pois pode ser distribuída à rede elétrica convencional e convertida em créditos energéticos, que abatem da conta de luz, cobrindo os gastos de energia durante períodos de baixa produção de energia solar, como em dias mais nublados ou mesmo durante a noite. 

Mesmo assim, o Brasil é um dos países com mais abundância de radiação solar durante todo o ano, o que significa que sua casa ou residência conta com alta performance de geração de energia durante todos os 25 anos de utilização ininterrupta do sistema de energia solar.

O sol gera 10 mil vezes mais energia do que a humanidade consome e a energia solar só aparece como uma opção viável nos últimos anos em todo o mundo, especialmente no Brasil, que investe cada vez mais nesta opção de geração de energia.
Aproveite os benefícios práticos e ambientais da energia solar, fale com a Boreal Solar para implementar um sistema em sua empresa ou residência. Solicite um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *