O mapa da energia solar no Brasil

mapa-energia-solar-brasil-fotovoltaica-usina-energia

 

A energia solar conquista cada vez mais espaço no Brasil, já são mais de 57 mil sistemas fotovoltaicos instalados e ainda existe muito potencial para o crescimento desse número, com previsões apontando mais de 800 mil sistemas de energia solar no país até 2024. 

Isso acontece simplesmente porque a energia solar, além de limpa e renovável, é mais barata para se produzir e custear, tanto para empresas quanto para consumidores. Acompanhe a seguir um mapa da energia solar no Brasil e entenda porque investir nesse recurso é uma ótima opção, seja para sua empresa ou residência.

Benefícios da energia solar

Investir em energia solar é viável em qualquer região do Brasil. Nosso país recebe um altíssimo nível de irradiação solar durante todo o ano e nas cinco regiões. Os sistemas de energia solar são eficientes em todas as regiões e podem ser instalados em qualquer superfície, inclusive sobre a água desde que esta receba iluminação solar .

Além disso, os sistemas de energia solar são altamente duráveis, com cerca de 20 anos de vida útil, produzindo energia para alimentar sua empresa ou residência. A conta de energia é reduzida em mais de 90% nos imóveis que contam com energia solar, permitindo recuperar o dinheiro investido em apenas cerca de 5 anos!

As políticas de taxação da distribuição de energia elétrica no Brasil tornam a energia solar, que já é econômica, ainda mais interessante. Quem instala um sistema de energia solar não fica mais sujeito às bandeiras tarifárias e ainda tendo direito a descontos na conta proveniente dos créditos que são gerados pela geração excedente de seu sistema de energia solar, que são utilizados para alimentar a rede convencional.

Onde é utilizada a energia solar no Brasil

Hoje, a energia solar já é utilizada em residências, empresas, agronegócios e indústrias por todo o país, já são quase 60 mil sistemas de energia solar instalados em todos os 26 estados e no distrito federal, com destaque para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo que, juntos, têm mais de 50% dos sistemas do país.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) projeta que, até 2020, o Brasil contará com mais de 800 mil sistemas instalados, sendo mais de 90% deles residenciais, e o restante comerciais. Já em termos de potência, os sistemas residenciais irão compor cerca de 76% da potência total no país, pois os sistemas comerciais normalmente são mais potentes, precisando de mais energia para manter as atividades.

O governo brasileiro incentiva o desenvolvimento da energia solar

Apesar de contar com um incentivo menor do que em outros países, os brasileiros também recebem benefícios para investir em energia solar. Dentre eles estão os créditos na conta de luz, a isenção de impostos sobre a geração e consumo da energia, e incentivos fiscais para a produção e comercialização dos equipamentos que compõe os sistemas de energia solar.

O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia para incentivar a geração de energia solar no país, oferece linhas de crédito e financiamento para a instalação de sistemas, tanto residenciais quanto comerciais e industriais. Veja nosso eBook para saber mais sobre os incentivos governamentais para a disseminação da energia solar no Brasil

Aprofunde seu conhecimento sobre energia solar e veja formas de investir em um sistema fotovoltaico para sua empresa ou residência. Acompanhe o blog da Boreal Solar para saber mais e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *