Energia solar flutuante atrai interesse de empresas estrangeiras para o Brasil

Energia solar flutuante atrai interesse de empresas estrangeiras para o Brasil

 

O avanço da energia solar é notável em todo o mundo e as usinas de energia solar flutuantes são projetos recentes no Brasil, mas que já chamam a atenção de investidores de todo o mundo.

A empresa alemã Sowitec e a norueguesa Hydro se juntaram em um projeto para desenvolver usinas flutuantes no Brasil. O principal objetivo dessa parceria é a criação de uma usina flutuantes sobre o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, no Tocantins.

Autorizado pelos órgãos regulamentadores e pelo governo federal, as empresas vão investir milhões de dólares em energia solar e movimentar a economia, além de viabilizar a geração de mais energia elétrica via fontes alternativas e em um modelo sustentável e benéfico aos brasileiros.

Depois de projetos como o da usina solar flutuante sobre o lago de Sobradinho, na Bahia, desenvolvido pela Chesf (da Eletrobrás) – e que só foi realizado porque a empresa é obrigada a investir parte de seus recursos em inovações – o investimento em energia solar, especialmente neste tipo de usinas tende a crescer, atraindo players como as empresas citadas neste artigo.

O setor agrícola brasileiro também se destaca neste tipo de investimento, com a primeira usina flutuante do Brasil tendo sido instalada em Cristalina (GO), na Fazenda Figueiredo das Lages. Lá, foi aproveitada a lagoa artificial que também é utilizada para a irrigação.

As usinas flutuantes fazem a diferença pois aproveitam os lagos e represas, que já possuem funções importantes, para gerar energia solar, aproveitando todo o espaço do lago para alguma função, seja na geração de energia hidrelétrica, irrigação e suporte à usinas solares.

Você também pode investir em energia solar para sua empresa ou residência e conquistar mais economia ao mesmo tempo em que faz a sua parte para a criação de um mundo mais sustentável e consciente com relação ao meio ambiente.

Conheça todas as vantagens de investir em energia solar, entre elas a redução do preço de sua conta de luz e em mais de 95% e a possibilidade de utilizar o mesmo sistema por cerca de 25 anos.

Fale com a Boreal Solar e deixe que nossos profissionais façam o estudo, implementação e lidem com todas as burocracias envolvidas na aquisição de um sistema de energia solar. Aproveite e peça um orçamento sem compromisso para já começar a estudar a possibilidade fazer esse investimento.

1 Comentário

  1. […] indiretas continuam a surgir, até para atender uma demanda crescente dos consumidores, que buscam fontes alternativas de energia para reduzir os custos com contas de luz e para fazer seu papel na luta pela melhor preservação […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *