Geração compartilhada e seus benefícios

Geração compartilhada e seus benefícios

 

A geração de energia solar para apresenta grandes benefícios, como a redução de mais de 95% no custo na conta de luz e a conservação do meio ambiente. Porém muitas pessoas deixam de adquirir tal sistema por conta de seu considerável custo de instalação. A geração compartilhada torna muito mais acessível ter energia solar em seu imóvel.

Desde 2015, quando a Resolução Normativa 687 foi implementada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a geração compartilhada de energia elétrica. Assim, duas ou mais unidades consumidoras podem usufruir da energia gerada por um único sistema de energia solar fotovoltaico.

Consumidores que fazem parte da mesma área de concessão da distribuidora local de energia elétrica podem se unir em um consórcio ou cooperativa para utilizarem a eletricidade produzida por uma única unidade geradora de energia solar fotovoltaica.

A regulamentação da geração compartilhada estipula que todas as unidades consumidoras que se beneficiam de um único sistema devem estar localizadas em uma mesma propriedade ou por propriedades nas imediações, mesmo que o sistema esteja localizado em outra localização – como em uma propriedade rural, por exemplo.

Condomínios residenciais ou comerciais, por exemplo, podem ter um único sistema de energia solar instalado para atender às demandas de todas as unidades consumidoras, além das áreas comuns do condomínio.

Outra possibilidade permitida pela regulamentação é que uma pessoa física ou jurídica que tenha duas ou mais unidades consumidoras sob seu nome, mesmo não estando no mesmo local ou próximas, podem também se beneficiar da geração compartilhada, desde que estejam dentro da área de cobertura da mesma concessionária de energia.

Benefícios da geração compartilhada

Um grande benefício da geração compartilhada é que o preço da implementação do sistema de energia solar é rateado, diminuindo consideravelmente os custos para cada uma das pessoas envolvidas e viabilizando que todas elas possam usufruir da energia solar.

Além disso, consumidores localizados em regiões onde o sistema de energia solar não é viável se tornam capazes de usufruir da energia solar em sua propriedade, além disso, o sistema pode passar anos sem precisar de manutenção e tem uma durabilidade média de cerca de 25 anos, com o valor do investimento total sendo recuperado em cerca de apenas 5 anos.

Fora isso, com a geração compartilhada, é possível adquirir um sistema de alta qualidade e potência, já que ele atende a um número múltiplo de unidades consumidoras.

Acompanhe no blog da Boreal este e outros artigos que explicam tudo sobre energia solar e ajudam você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema de energia solar fotovoltaica.
Saiba tudo sobre energia solar, conheça os financiamentos disponíveis para que você possa implementar um sistema em seu condomínio, casa ou empresa e faça um orçamento sem compromisso. Fale agora com a Boreal Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *