Brasil conta com usinas flutuantes de energia solar fotovoltaica

placa fotovoltaica flutuante

O sistema de energia solar conquista cada vez mais pessoas em todo o mundo e novas alternativas para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelo Sol surgem todos os anos. No Brasil, está começando um movimento para instalar painéis solares sobre a água, aproveitando ao máximo o potencial energético de diferentes localidades.

A tecnologia de usinas solares flutuantes já é uma realidade em vários países que sofrem com a falta de espaço para a instalação de sistemas e usinas solares. O uso de superfícies flutuantes, possibilita instalar painéis sobre represas, lagos e até mesmo reservatórios de usinas hidrelétricas, aumentando a abrangência do sistema de energia solar.

Além de aproveitar novos espaços, o sistema consegue mais eficiência, já que está sobre uma superfície que ajuda a manter os módulos que captam a energia solar resfriados. E não é só isso, os painéis ajudam a evitar a evaporação da água, ajudando a manter os níveis em reservatórios.

No Brasil já temos uma usina solar flutuante no Amazonas. A Hidrelétrica Balbina, em Presidente Figueiredo já tem o sistema piloto funcionando e pretende expandir o projeto, gerando inclusive mais energia que o próprio sistema hidrelétrico, já que a região passa por secas, que reduzem o nível do reservatório.

Na Bahia também há um movimento para seguir o exemplo de Balbina e levar a tecnologia para a  hidrelétrica de Sobradinho. O projeto está em andamento e a tendência é que outras hidrelétricas no país sigam o exemplo nos próximos anos. Isso porque a energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável e sustentável de geração de energia elétrica.

O Brasil é um país repleto de rios e lagos, o que levou a um investimento maciço em usinas hidrelétricas através dos anos e agora estas usinas poderão ser complementadas com a produção de energia solar, aumentando o potencial energético da nação como um todo.

Entretanto, este processo levará alguns anos e as melhoras não serão sentidas pelos consumidores imediatamente. Por isso, empresas e residências em todo o país investem cada vez mais em sistemas próprios de geração de energia solar fotovoltaica.

A instalação de um sistema de energia solar traz benefícios imediatos com a redução de até 95% da conta de luz e pouca necessidade de manutenção – apenas anualmente -. Isso sem contar que o sistema tem uma vida útil de cerca de 30 anos!

O investimento na implementação desta fonte limpa, sustentável e renovável de energia costuma ser completamente recuperado em até seis anos. Mesmo quando há mais produção do que consumo de energia elétrica, o excedente não é perdido,  mas devolvido à rede de distribuição, que podem ser revertidos em créditos nas contas de luz, que são válidos por 60 meses.

Chega de pagar mais caro em energia elétrica e ficar sujeito a incríveis variações tarifárias, além de impostos e outras taxas que não refletem a qualidade do serviço de distribuição de energia no Brasil!

Entenda como funciona o sistema de energia elétrica fotovoltaica e fale com a Boreal Solar para solicitar um orçamento sem compromisso para sua casa ou empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *