Energia solar fotovoltaica deve crescer 44% em 2019

mercado aquecido

O Brasil vem, através dos anos, aumentando o incentivo para a produção e utilização de energia solar em empresas e residências e isso tem afetado positivamente na implementação de sistemas de energia solar fotovoltaica em todo o país. Tanto que já é esperado um grande crescimento para o mercado em 2019.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projeta um total de 3,3 gigawatts (GW) de potência operacional em 2019, o que representa um aumento de mais de 44% referente a 2018, quando o Brasil fechou o ano com cerca de 2,2 GW.

O crescimento de projetos de geração distribuída impulsiona essa expansão com mais de 620 MW sendo instalados em casas e empresas em 2019, enquanto as usinas devem somar mais de 380 MW até o final do ano, de acordo com informações da ABSOLAR.

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR, o constante aumento nas tarifas de energia no Brasil desde 2015 e a redução dos custos relacionados à equipamentos fotovoltaicos, o investimento em sistemas de energia solar fotovoltaica se tornam mais interessantes, podendo ser recuperados, em média, entre três e seis anos.

Mesmo sendo uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável, o maior motivo para investir em um sistema de energia solar é a economia que ele pode proporcionar e empresas e pessoas físicas em todo o país já está percebendo isso, assim como as instituições financeiras, que contam com linhas de crédito compatíveis com este tipo de investimento.

Além disso, os incentivos à energias renováveis e para a energia solar continuam sendo discutidos pelo governo federal, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ABOSOLAR e a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com uma proposta para remunerar o uso do fio da rede de distribuição elétrica.

Atualmente são oferecidos apenas créditos na conta de luz para quem fornece a energia excedente às distribuidoras de energia elétrica, mas apenas a possibilidade de receber uma remuneração em dinheiro por essa energia distribuída já provocou um aumento no interesse pela energia solar no país.

O Brasil está percebendo e começando a aproveitar o potencial da energia solar a seu favor e você também pode se beneficiar disso. Veja as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica e entre em contato com a Boreal Solar para fazer um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *