Marco Legal da geração distribuída isenta tarifa para novos projetos

01

Com o Marco Legal da geração distribuída, quem aderir à produção própria de energia até janeiro de 2023 fica isento de tarifas. Entenda!

Após dois anos de tramitação, o Projeto de Lei que institui o marco legal da geração distribuída finalmente virou a lei 14.300 de 6 de janeiro de 2022. 

O foco da regulamentação são os consumidores que geram a própria energia. E se você tem interesse em aderir à produção de energia renovável, saiba que você pode se beneficiar desta lei.

Já imaginou produzir a própria energia, economizar consideravelmente na conta de luz e ainda ajudar o planeta? 

Sistemas de energia renovável, como a solar fotovoltaica, oferecem tudo isso.  O marco legal da geração distribuída traz ainda mais vantagem, inclusive para seu bolso, se você aderir o quanto antes. 

Continue na leitura e entenda por quê!

 

Marco Legal da geração distribuída: entenda o que é a taxação do sol

 

Com as pessoas cada vez mais conscientes e buscando alternativas econômicas, a procura por instalações de sistemas fotovoltaicos tem crescido exponencialmente, visto as suas inúmeras vantagens. 

Acontece que a nova lei estabelece tarifas e encargos para o uso dos sistemas de distribuição por parte dos micro e minigeradores de energia elétrica. 

Por outro lado, a lei garante a isenção tarifária, até 2045, para quem iniciar o seu projeto de energia solar até 12 meses da promulgação da lei.

Ou seja, até janeiro de 2023 você pode solicitar o seu acesso e ficar livre dos encargos por mais de 20 anos.

Já as unidades consumidoras que se conectarem entre 13 e 18 meses após a aprovação terão direito a uma transição até 31 de dezembro de 2030. E, após 18 meses, a transição segue até 31 de dezembro de 2028.

Concluídos os períodos de transição, a unidade consumidora já estará sujeita às regras de cobrança. Que incluem:

  • A incidência de bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) sobre o consumo a ser faturado (não sobre a energia excedente usada para compensar o consumo).
  • Tarifa Mínima 
  • Iluminação pública, neste tópico o texto permite a inclusão da iluminação pública no sistema de compensação.

 

Vantagens da energia solar fotovoltaica

 

Até aqui ficou claro que o Marco Legal da geração distribuída pode beneficiar o seu projeto, se você o iniciar até janeiro de 2023.

Mas você pode estar se perguntando: será que vale mesmo a pena investir em energia solar?

Talvez, o motivo mais aparente sobre os benefícios de gerar a própria energia é a economia de até 95%na conta. Principalmente, se você tem um negócio cujo funcionamento depende quase que integralmente da energia elétrica, sabe bem o sofrimento toda vez que chega a fatura. 

Mas vamos abrir ainda mais a sua mente para as vantagens do sistema fotovoltaico. Confira mais benefícios:

  • A energia solar não polui;
  • Não faz barulho;
  • Retorno sobre investimento em até 4 anos;
  • Necessita de pouca manutenção;
  • Valoriza o imóvel em até 8%.

 

Mas não para por aqui. 

 

Na Boreal Solar você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o Marco Legal da geração distribuída, e entender, em detalhes,  o sistema fotovoltaico para o seu negócio ou imóvel. 

Tudo de forma personalizada!

Vem ser sustentável e economizar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *