Sistema híbrido une energia solar e purificação de água

sistema solar híbrido

Desenvolvido por cientistas da Arábia Saudita, uma nova tecnologia permite produzir cerca de 4 bilhões de metros cúbicos de água potável por ano utilizando energia solar. Os sistemas de energia solar fotovoltaica produzem energia limpa e agora também podem contribuir para acabar com a sede em países que sofrem com a seca e ambientes desérticos.

O sistema desenvolvido pelos cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, da Arábia Saudita, utiliza placas solares tradicionais instaladas em empresas e residências, para purificação de água. Com essa tecnologia, a energia do sistema que se transforma em calor e, normalmente, é perdida, é utilizada para a destilação e purificação da água, que pode ser trazida do mar ou mesmo de locais contaminados.

Dessa forma, o sistema solar não perde nada em eficiência e ainda contribui para a purificação da água, sem com isso gerar nenhum custo adicional para quem o utiliza. Pelo contrário, o sistema é ainda mais valioso, servindo dois propósitos e gerando mais benefícios para a população humana e para o meio-ambiente como um todo.

Como funciona o sistema?

A nova tecnologia é funciona combinando células solares com um dispositivo de destilação por membrana, que separa as moléculas de água das impurezas. Instalado na parte traseira dos painéis solares, o equipamento utiliza o calor residual para evaporar a água nos diferentes estágios de destilação.

Os sistemas de dessalinização e purificação de água alimentados por placas solares já existem, porém apenas utilizando energia solar para a destilação, sem gerar energia elétrica para ser utilizada. 

As vantagens de unir os dois processos são óbvias e podem chegar a produzir cerca de 4 bilhões de metros cúbicos de água potável por ano, inclusive já com uma previsão de instalar mais de 1 Terawatt (TW) na região da Arábia Saudita até 2025.

Benefícios inclusive para países como o Brasil

Esta nova tecnologia ainda está em fase de implementação, mas países de todo o mundo podem se interessar, afinal hoje já é muito comum, inclusive no Brasil, termos cidades que sofrem com a falta de água, como a maior e mais importante cidade da América do Sul, São Paulo, que já teve que racionar água por vários momentos.

Enquanto este dispositivo não conquista espaço no mundo, você já pode começar a aproveitar os benefícios da energia solar em sua empresa ou residência com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico.

Conheça todas as vantagens de instalar um sistema de energia solar fotovoltaica e mate sua curiosidade sobre tudo que envolve a energia solar no Blog da Boreal Solar, somos especialistas em sistemas de energia solar fotovoltaica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *