Quais as cidades que mais investem em energia solar?

cidades que mais investem em energia solar

Dentre os países do mundo com as melhores condições para  investir em energia solar fotovoltaica, o Brasil tem o privilégio de contar, em praticamente toda a sua extensão, com altos índices de radiação solar durante todo o ano. Veja algumas das cidades e regiões que mais investem em energia solar no território nacional.

A cidade com maior potência instalada é o Rio de Janeiro, com mais de 17 MW de potência nos sistemas fotovoltaicos, mas é o estado de Minas Gerais que lidera entre as unidades federativas. Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, são mais de 240 MH instalados no estado.

Dentre as cidades mineiras, Uberlândia se destaca com o maior número de instalações, chegando a 14 MW de potência, seguida de Belo Horizonte, onde são mais de 10 MW, e Buritizeiro que, apesar de ter apenas 30 mil habitantes, conta com 8 MW de potência instalada. 

No centro-oeste e nordeste, as capitais se destacam, especialmente Brasília, Goiânia, Cuiabá e Teresina. Já o Rio Grande do Sul aparece um mais de 180 MW de potência instalada, mesmo tendo apenas uma cidade que se destaca – Santa Cruz do Sul, que aparece entre as 10 cidades do país com mais investimento em energia solar.

Mesmo sendo o estado mais rico e populoso do País, São Paulo é apenas o terceiro com mais potência instalada, porém, assim como no restante do país, os investimentos também aceleram na região e tudo isso pode mudar em poucos meses. Para se ter ideia, o crescimento das instalações fotovoltaicas no Brasil vem mais que dobrando ano a ano e a tendência é que isso continue a acontecer.

Ranking das cidades que mais investem em energia solar no Brasil

  1. Rio de Janeiro – RJ – 17,7 MW;
  2. Brasília – DF – 16,3 MW;
  3. Fortaleza – CE – 15,6 MW;
  4. Uberlândia – MG – 14,8 MW;
  5. Cuiabá – MT – 12,4 MW;
  6. Santa Cruz do Sul – RS – 11 MW;
  7. Teresina – PI – 8,8 MW;
  8. Belo Horizonte – MG – 10,3;
  9. Goiânia – GO – 9,6 MW;
  10. Buritizeiro – MG – 8,8 MW.

As dez cidades que aparecem em destaque demonstram como a energia solar vem ganhando espaço no país, mas também mostram que ainda há muito potencial para crescimento, visto que muitas cidades importantes e estruturadas podem vir a figurar no ranking no futuro. 

Apesar de não ter nenhuma cidade entre as dez, nem mesmo a capital e mais importante cidade do país, o estado de São Paulo é um destaque por conta do interior, que investe forte em energia solar, assim como os maiores destaques também são do interior do país, à exceção do Rio de Janeiro e Fortaleza.

Além de ser menos nociva ao meio ambiente, o sistema de energia solar fotovoltaico é ótimo para as finanças de quem investe, reduzindo em até 95% o custo com contas de luz e tendo uma vida útil de mais de 20 anos. 

Entenda todas as vantagens de contar um energia solar para sua empresa ou residência. Aproveite também os benefícios governamentais para investir em energia solar. Fale com a Boreal Solar e solicite um orçamento sem compromisso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *