Energia Solar x Energia Eólica: Diferenças e vantagens

Energia Solar x Energia Eólica: Diferenças e vantagens

A energia solar e eólica são duas fontes alternativas para alimentar redes elétricas de imóveis, cidades e até regiões inteiras. Ambas conquistaram muito espaço nos últimos anos, diminuindo o impacto ambiental e também barateando a produção de energia elétrica. Veja as diferenças e vantagens entre os dois meios de produção.

Geração

A energia solar é gerada através de um sistema fotovoltaico, em que painéis instalados em posições estratégicas são expostos ao sol e absorvem os raios solares para realizar o processo de geração de energia. Já a energia eólica é gerada através de um sistema de turbinas que são movimentadas pela força do vento e produzem energia elétrica para ser distribuída na rede. 

Ambos os meios de produção dependem em certa medida do meio ambiente, porém a produção do sistema de energia solar é mais previsível e regular, além de ser a mais viável dentro de ambientes urbanos.

Instalação

A instalação do sistema solar é complexa porque depende de materiais específicos e de qualidade, além de todo um estudo de viabilidade para entender qual a melhor posição para os painéis com o objetivos de garantir a máxima potência do sistema. A instalação da energia eólica é mais simples, podendo ser realizada por um eletricistas, porém a altura das torres pode levar a dificuldades.

Enquanto os painéis solares ocupam muito espaço de superfície, as torres de produção da energia eólica ocupam espaços bem menores, porém  os painéis não causam nenhum impacto e as torres podem gerar problemas em instalações próximas, pois a força do movimento das hélices podem causar turbulências.

Além disso, a energia solar não provoca nenhum tipo de poluição sonora e pouco influencia na estética de um local, ao contrário da energia eólica, em que as torres causam impactos em ambos os aspectos.

Energia Solar x Energia Eólica

Na hora de escolher a melhor opção, pense nas necessidades que você possui, para empresas e residências. A energia solar é costumeiramente a opção mais viável, mas para localizações rurais e industriais pode-se optar por uma ou outra.

Se você estiver em uma localidade ampla, em que é possível instalar as turbinas e o sistema de energia eólica sem incômodos com barulho e turbulência, procure saber qual a velocidade média do vento na região e – se for interessante para a geração de energia solar – se ela perdura durante a maior parte do ano. Em todos os outros casos, a energia solar acaba se tornando a opção mais interessante, por tudo o que citamos acima.


slot bonus di depan
bonus 100 di depan
slot to kecil
slot bonus deposit perdana
slot online
slot gacor oylmpus

Quer saber mais sobre energia solar, sua eficiência, durabilidade e como ela faz diferença em sua conta de luz? Leia os artigos da Boreal Solar e entre em contato para solicitar um orçamento sem compromisso para instalar um sistema de energia solar em sua empresa ou residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *