Região nordeste investe cada vez mais em energia solar

Solar cell farm in power station for alternative energy from the sun

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a demanda por eletricidade no Brasil aumentou quase 200% em 30 anos e provavelmente vai só aumentar, fazendo com que fontes alternativas como a energia solar apareçam com grande potencial.

Além de ser alternativa e sustentável, a energia solar também é mais barata para produzir do que as opções tradicionais e o Nordeste aparece como uma das melhores regiões para produção deste tipo de energia por conta da alta radiação solar na região.

Os nordestinos entendem cada vez mais seu potencial e já conta com políticas positivas para quem deseja investir em energia solar. Fortaleza, por exemplo, tem um plano para ocupar pelo menos 10% de seus telhados com painéis solares até 2040 e se tornar autossuficiente em energia elétrica

Realizada em Fortaleza entre 10 e 11 de abril de 2019, a Instersolar Summit Brasil Nordeste contou mais de 300 participantes, presentes para discutir o crescimento da energia solar no Nordeste.

O evento contou com representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do governo local e do municipio. Todos discutindo, em conjunto com instituições financeiras públicas e privadas, discutindo experiências, ideias e recursos para impulsionar ainda mais o mercado e a produção de energia solar na região e no Brasil.

Nordeste é recordista em energia solar

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o nordeste atingiu, em meados de 2018 o recorde de 675 mewatts (MWp) de energia gerada e isso se deve em grande parte às usinas solares da região, que inclusive permite importar energia para os estados do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros.

Isso se deve tanto ao grande potencial energético do nordeste quanto também aos incentivos governamentais. O estado do Pernambuco, por exemplo, firmou uma parceria com o Banco do Nordeste e a distribuidora de energia local para incentivar a microgeração distribuída para os pequenos negócios do estado. Na Paraíba, a energia solar conquista cada vez mais as regiões rurais e o próprio Banco do Nordeste já oferece financiamentos para energia solar.

Localizados em uma região privilegiada e com tantos incentivos sendo mantidos, expandidos e lançados em seus estados, o Nordeste investe cada vez mais em energia solar e concretiza sua importância no mercado de energia solar brasileiro e na construção de uma sociedade menos nociva ao meio-ambiente.

Faça como muitas empresas e pessoas do Nordeste, implemente em seu imóvel um sistema de energia solar fotovoltaico. Em todo o Brasil, o potencial de produção de energia solar é enorme e você pode reduzir sua conta em mais de 95% com um sistema de energia solar altamente durável e eficiente,funcionando bem por cerca de 25 anos!

Entenda tudo sobre energia solar fotovoltaica, visite o site da Boreal para saber mais e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso para a implementação do sistema de energia solar em seu imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *