3 soluções para tornar seu projeto de arquitetura mais sustentável

blog-boreal-telhado

Iniciativas sustentáveis podem e devem partir de todos os setores da sociedade, começando com pequenas atitudes no dia a dia e passando por escolhas nas nossas decisões pessoais e profissionais. A arquitetura tem adotado alternativas cada vez mais ecológicas em projetos por todo o mundo, incluindo em seus projetos recursos capazes de tornar os imóveis mais sustentáveis.

Selecionamos abaixo 3 soluções para projetos sustentáveis de arquitetura já difundidas em diversos países e acessíveis para qualquer cidadão que tenha interesse em fazer do seu imóvel mais um local em prol de um mundo mais ecológico. Todas elas podem ser aplicadas em projetos de arquitetura e decoração, aumentando o aproveitamento de recursos naturais, evitando desperdícios e reduzindo os custos futuros nos imóveis projetados.

1) Energia fotovoltaica

blog-boreal-energia-solar

Instalados em locais onde há incidência direta do sol, painéis solares fotovoltaicos são estruturas leves que conseguem captar a luz solar e transformá-las em eletricidade. Com equipamentos simples e ligação com a rede elétrica, o sistema converte os raios solares e distribui eletricidade no imóvel, permitindo a utilização em todos os eletrodomésticos.

Além de não gerar poluição e poupar recursos naturais, a energia solar fotovoltaica permite uma redução significativa na conta de luz dos usuários, é confiável, segura e de fácil instalação e manutenção. Os custos iniciais são compensados em aproximadamente oito anos, gerando economia aos usuários a médio e longo prazos, além de evitar a variação tarifária imposta pelas concessionárias de energia. Com a integração do sistema, é possível também adotar o modelo de créditos, que disponibiliza eletricidade inclusive à noite e em períodos de baixa incidência solar.

Veja os 6 passos para instalar uma estrutura de painel solar

2) Aquecimento solar

blog-boreal-energia-solar-fotovoltaica

O telhado do imóvel também pode ser usado para captação de energia solar voltada para o aquecimento. Com a instalação de aquecedores, o usuário pode optar por utilizar o chuveiro elétrico com a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos ou pelo uso da água já aquecida com os próprios raios solares. A alternativa é interessante tanto para residências quanto para comércios e imóveis empresariais, que podem adotar o aquecimento de água em chuveiros, torneiras e piscinas, e poupar o uso de energia elétrica. Com o aquecimento gerado pelo sol, além de explorar uma energia limpa e renovável e evitar gastos, o imóvel ajuda a evitar o uso de combustíveis poluentes.

Conheça 5 impactos ao meio ambiente evitados pela Energia Renovável

3) Telhado de vidro

blog-boreal-telhado

Uma solução simples, barata e de grande impacto é a instalação de telhas transparentes no telhado. A dica pode ser aplicada em qualquer tipo de imóvel e inclui o uso de materiais como vidro, policarbonato ou PET. As telhas translúcidas permitem que a luz solar entre no ambiente pelo telhado, iluminando os espaços sem a necessidade de lâmpadas elétricas. A solução tem custo baixo e fácil instalação, e pode trazer um grande benefício para os moradores e frequentadores do imóvel. Ao reduzir o consumo de luz elétrica, o usuário economiza na conta de luz e reduz a necessidade de grandes estruturas de geração de eletricidade, como as hidrelétricas, responsáveis por diversos impactos ambientais e sociais.

Soluções assim podem ser consideradas pelo arquiteto já na fase de projeto do imóvel. Apesar de aumentarem parte do custo no orçamento de construção, alternativas como essas geram vantagens financeiras futuras para o proprietário e ambientais para todo o planeta.

Conhece outras soluções que podem deixar os projetos de arquitetura mais sustentáveis? Compartilhe nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *