Os sistemas de energia solar fotovoltaica estão chegando em peso aos lares e empresas e agora o mercado começa a apostar em uma tecnologia dos anos 80 para aumentar a produtividade e levar mais eficiência para quem investe em energia solar. São os módulos solares bifaciais.
Eles aumentam a geração de energia nos sistemas com sua tecnologia e design que permite absorver raios solares pelos dois lados da placa, ao contrário dos módulos solares convencionais. Pode parecer contraintuitivo a ideia de módulos bifaciais, afinal a luz solar não pode incidir diretamente sobre os dois lados de uma placa, mas o que acontece é que parte dos raios solares são difusos e refletem em superfícies como o próprio solo.
Absorvendo raios solares de ambos os lados, os módulos bifaciais podem aumentar a eficiência do sistema de energia solar em até 30%, porém tamanha eficiência depende muito da qualidade da instalação. Por isso é importante buscar empresas especialistas em energia solar e que tenham expertise na instalação de módulos bifaciais.
Os módulos bifaciais eram práticos apenas para usinas solares e, talvez até por isso, a tecnologia – que já vem sendo desenvolvida a mais de 30 anos – não tenha chegado tão fortemente até esse momento.
Entretanto, com o grande desenvolvimento da energia solar, que é cada vez mais implementada por governos, empresas e pessoas físicas, começam a surgir mais e mais formas de aproveitar a energia solar e de aumentar a eficiência dos sistemas. Hoje, os módulos bifaciais são pensados para uso residencial, comercial e industrial.
Os sistemas de energia solar costumam ter uma vida útil de 25 anos, mas com painéis bifaciais podem funcionar bem por até 40 anos com uma manutenção mínima. O retorno sobre o investimento inicial se dá em alguns anos e quem instala um sistema de energia solar fotovoltaica com módulos bifaciais aproveita um sistema mais eficiente por mais tempo.
O valor de instalação, possui um custo maior comparado com o preço de implementação de um sistema de energia solar convencional, porém em termos de custo-benefício os módulos bifaciais compensam seu valor mais alto.
Além disso, existem opçõe interessantes de financiamento para empresas e pessoas físicas que desejam investir em energia solar, eles podem tornar muito mais fácil investir em energia solar sem sacrificar o orçamento mensal e aproveitar uma redução nas contas de luz de até 95%, além de não precisar lidar mais com tarifas abusivas, bandeiras tarifárias e o atendimento deficitário das concessionárias de energia elétrica.
Quer saber mais sobre energia solar e entender como você pode investir em uma fonte de energia renovável e barata em sua empresa ou residência? Veja tudo sobre energia solar no site da Boreal Solar e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso para implementação de um sistema de energia solar fotovoltaica!
1 Comentário
Não consigo entender o porquê dos governos ignorarem a produção de energia solar, principalmente, nas regiões onde o sol passa perto da linha do equador. Eles não estão interessados em incentivar a produção e o consumo de energia solar no Brasil, pois, se assim fosse, haveria um programa agressivo de produção desse tipo de energia, estimulando a iniciativa privada a produzir maciçamente, mediante incentivos governamentais direcionados para as empresas de produção e os consumidores de energia no País. Será que os políticos ainda não descobriram a fórmula de se beneficiarem com propinas neste tipo de empreendimento?