Conheça os módulos solares bifaciais

Conheça os módulos solares bifaciais

Os sistemas de energia solar fotovoltaica estão chegando em peso aos lares e empresas e agora o mercado começa a apostar em uma tecnologia dos anos 80 para aumentar a produtividade e levar mais eficiência para quem investe em energia solar. São os módulos solares bifaciais.

Eles aumentam a geração de energia nos sistemas com sua tecnologia e design que permite absorver raios solares pelos dois lados da placa, ao contrário dos módulos solares convencionais. Pode parecer contraintuitivo a ideia de módulos bifaciais, afinal a luz solar não pode incidir diretamente sobre os dois lados de uma placa, mas o que acontece é que parte dos raios solares são difusos e refletem em superfícies como o próprio solo.

Absorvendo raios solares de ambos os lados, os módulos bifaciais podem aumentar a eficiência do sistema de energia solar em até 30%, porém tamanha eficiência depende muito da qualidade da instalação. Por isso é importante buscar empresas especialistas em energia solar e que tenham expertise na instalação de módulos bifaciais.

Os módulos bifaciais eram práticos apenas para usinas solares e, talvez até por isso, a tecnologia – que já vem sendo desenvolvida a mais de 30 anos – não tenha chegado tão fortemente até esse momento.

Entretanto, com o grande desenvolvimento da energia solar, que é cada vez mais implementada por governos, empresas e pessoas físicas, começam a surgir mais e mais formas de aproveitar a energia solar e de aumentar a eficiência dos sistemas. Hoje, os módulos bifaciais são pensados para uso residencial, comercial e industrial.

Benefícios dos módulos solares bifaciais

Os sistemas de energia solar costumam ter uma vida útil de 25 anos, mas com painéis bifaciais podem funcionar bem por até 40 anos com uma manutenção mínima. O retorno sobre o investimento inicial se dá em alguns anos e quem instala um sistema de energia solar fotovoltaica com módulos bifaciais aproveita um sistema mais eficiente por mais tempo.

O valor de instalação, possui um custo maior comparado com o preço de implementação de um sistema de energia solar convencional, porém em termos de custo-benefício os módulos bifaciais compensam seu valor mais alto. 

Além disso, existem opçõe interessantes de financiamento para empresas e pessoas físicas que desejam investir em energia solar, eles podem tornar muito mais fácil investir em energia solar sem sacrificar o orçamento mensal e aproveitar uma redução nas contas de luz de até 95%, além de não precisar lidar mais com tarifas abusivas, bandeiras tarifárias e o atendimento deficitário das concessionárias de energia elétrica.


Quer saber mais sobre energia solar e entender como você pode investir em uma fonte de energia renovável e barata em sua empresa ou residência? Veja tudo sobre energia solar no site da Boreal Solar e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso para implementação de um sistema de energia solar fotovoltaica!

1 Comentário

  1. José Adauto Olimpio disse:

    Não consigo entender o porquê dos governos ignorarem a produção de energia solar, principalmente, nas regiões onde o sol passa perto da linha do equador. Eles não estão interessados em incentivar a produção e o consumo de energia solar no Brasil, pois, se assim fosse, haveria um programa agressivo de produção desse tipo de energia, estimulando a iniciativa privada a produzir maciçamente, mediante incentivos governamentais direcionados para as empresas de produção e os consumidores de energia no País. Será que os políticos ainda não descobriram a fórmula de se beneficiarem com propinas neste tipo de empreendimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *