Renovável e sustentável, a energia solar vem conquistando cada vez mais interesse do público no Brasil, porém muitas pessoas ainda não entendem como funciona o processo de captação e como ele gera economia para quem tem o sistema instalado em sua residência.
Para saber como é possível gerar energia para alimentar a rede elétrica de sua empresa ou residência, acompanhe a seguir o passo a passo do processo de captação de energia solar.
Ter um sistema de energia solar fotovoltaica instalado em seu imóvel envolve um planejamento para garantir que o sistema poderá ser implementado e que ele funcionará dentro de seu potencial de geração de energia.
A empresa contratada para instalar o sistema deve fazer um estudo para entender como instalar o sistema nas melhores condições possíveis. O projeto, que deve ser apresentado e aprovado pela concessionária de energia local, deve conter informações técnicas, descrição de como a rede elétrica será utilizada e de quais equipamentos que serão instalados.
Além disso, existem exigências burocráticas envolvidas no projeto e sua autorização. Empresas como a Boreal Solar cuidam de todos os aspectos do projeto e garantem que ele seja aprovado pela concessionária local dentro das melhores condições técnicas e legais.
Com o projeto aprovado, é chegada a hora de instalar o sistema de energia solar fotovoltaica. Os técnicos instalam o sistema e seus painéis seguindo o projeto aprovado, com os painéis fotovoltaicos sendo posicionados para receberem o máximo de radiação solar todos os dias.
Os raios solares incidem sobre as placas e são captados por elas, causando uma reação que gera energia elétrica para ser distribuída pelo sistema.
A energia gerada pela captação da radiação solar é enviada dos painéis para o inversor, que converte a energia para o uso convencional. Essa conversão é necessária porque a energia utilizada regularmente está em uma corrente alternada, logo os aparelhos eletrônicos são adaptados para funcionar neste tipo de corrente.
Assim, é necessário converter a energia do sistema fotovoltaico para torná-la de fato útil para suprir essa demanda energética.
Depois de passar pelo inversor, a energia fotovoltaica está pronta para ser utilizada para alimentar o sistema elétrico de sua empresa ou residência. Durante o dia, o sistema distribui energia pelo imóvel diretamente, sem acionar a rede de energia elétrica convencional.
Porém, durante a noite não há produção de energia fotovoltaica e a energia produzida durante o dia não é armazenada, fazendo com que seja necessário utilizar a rede convencional.
Assim, para garantir que o sistema de energia solar fotovoltaica renda o máximo possível, toda a energia produzida durante o dia, mas não utilizada, alimenta a rede elétrica convencional e a concessionária gera créditos na conta de luz, abatendo o consumo durante os momentos em que o sistema fotovoltaico não gera energia.
Agora que você entende como funciona um sistema de energia solar fotovoltaico, acesse o blog da Boreal Solar para entender mais sobre a tecnologia envolvida no processo, a legislação e os incentivos do governo federal para a disseminação desta tecnologia e as novidades do mercado.
Veja aqui todas as vantagens de investir em energia solar e aproveite para para conversar com a equipe da Boreal Solar e entender como podemos implementar esta tecnologia em seu imóvel residencial ou empresarial e reduzir seus gastos com energia em mais de 95%!