Consumo sustentável: o que a pandemia nos ensinou?

02

Diante da nova realidade que a pandemia impôs, pessoas e empresas começaram a priorizar o consumo sustentável. Veja o que o pós-pandemia nos ensinou.

 

Consumo sustentável, energia sustentável, produto sustentável. A palavra “sustentável” nunca esteve tão em voga quanto atualmente, em um contexto de pós-pandemia.

Pessoas e empresas, diante da nova realidade que a pandemia impôs, começaram a repensar seus processos, trabalhos, prioridades e também o consumo.

Uma coisa é certa: não continuamos com os mesmos propósitos de antes. 

Da adoção repentina ao home office às novas formas de consumo, o fato é que os valores da sociedade, dos consumidores e das empresas mudaram.

Preparamos este artigo para discutirmos a ideia de consumo sustentável a partir do ponto de vista dessas novas reflexões do pós-pandemia. 

Vamos juntos!

 

Consumo sustentável: o que a pandemia nos ensinou? 

 

Em dois anos de pandemia, as discussões relacionadas ao meio ambiente ganharam força, principalmente no que diz respeito às relações de consumo e o quanto elas podem impactar – positiva ou negativamente – o planeta.

Você sabia, por exemplo, que:

  • 86% das pessoas procuram por produtos e serviços mais sustentáveis no pós-pandemia;
  • 78% dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam na sua decisão final em adquirir o produto ou serviço;
  • 37% já deixaram de consumir de empresas que não atendem à agenda ambiental.

Dados como estes mostram a necessidade de as empresas atenderem e monitorarem as expectativas e suas ações relacionadas à sustentabilidade.

Além disso, um fato observado durante a pandemia é que com grande parte das pessoas trabalhando em modelo home office, o consumo de energia elétrica aumentou consideravelmente e o aumento da inflação também contribuiu para as consecutivas altas das taxas de energia.

Em um país que vive uma crise energética intensa, a virada de chave sustentável também veio no sentido de adotar alternativas capazes de não só economizar na conta, como não prejudicar o meio ambiente. 

A energia fotovoltaica surgiu então como uma dessas alternativas viáveis e sustentáveis, tanto para residências como para empresas – mesmo que pequenos ou médios negócios.

 

Consumindo energia de forma sustentável e econômica

 

No tópico anterior, você viu que a pandemia deu ainda mais ênfase no conceito de  consumo sustentável.

Dentro dessa nova realidade, que propõe novas relações de consumo, a energia solar tem muito a contribuir por suas características e vantagens.

É limpa e renovável, possui custos de instalação acessíveis e retorno sobre o investimento rápido, proporciona economia de até 95% na fatura de energia, agrega valor ao imóvel ou negócio e, aqui no Brasil, é altamente potencial. 

Seja individualmente ou como empreendimento, o consumo sustentável é algo que deve ser buscado por todos. Opções e condições existem, basta que cada um faça a sua parte avaliando e escolhendo as melhores e mais benéficas para o meio ambiente. 

Gostou do nosso artigo? Esse tipo de assunto interessa a você?

Tudo que você precisa ou quer saber sobre desenvolvimento sustentável, energia solar e como identificar a melhor solução para o seu negócio ou residência você encontra aqui na Boreal Solar. 

E se ainda ficou alguma dúvida ou se despertamos ainda mais o seu interesse, entre em contato agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *