Crédito de carbono e energia solar: como ser sustentável e reduzir custos

06

Entenda como comprar crédito de carbono e suas vantagens. Veja também como a energia solar representa opção viável e econômica para pequenas empresas. 

 

A compra e venda de crédito de carbono ainda é assunto que causa dúvidas para a maioria das pessoas, mas, diante da realidade energética do país, tem despertado o interesse, principalmente por parte de pequenas empresas.

Para quem ainda está tentando entender o que significa crédito de carbono, trata-se de um sistema de compensação, no qual as indústrias se comprometem a adotar medidas de eficiência energética para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Inclusive, a meta climática no Brasil é a redução de 50% nas emissões de gases poluentes até 2030, e da neutralidade de carbono até 2050.

Além disso, o Ministério do Meio Ambiente quer que, até 2030, a matriz energética tenha a participação de 45% a 50% de energias renováveis. 

Mas, por outro lado, aqueles que possuem um nível de emissão alto e poucas opções de redução, podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões.

Continue a leitura e conheça as vantagens em aderir ao mercado de carbono para sua empresa.

 

Crédito de carbono: sustentabilidade e responsabilidade sócioambiental

 

O principal objetivo do mercado de carbono é, sem dúvidas, a preservação do meio ambiente, mas a realidade é que nem toda empresa consegue adotar medidas efetivas para isso, seja por desconhecimento ou pelo seu modo próprio de funcionamento.

A vantagem é que, mesmo que você não consiga se adaptar diretamente a este cenário sustentável, é possível fazer parte indiretamente por meio da compra de crédito de carbono.

Daí a compensação: se a empresa não consegue reduzir suas emissões, ela compra essa espécie de “bônus” de terceiros, e ajuda indiretamente em projetos de sustentabilidade ambiental.

Além disso, comprando créditos de carbono você se posiciona no mercado com uma marca/empresa carbono zero e mostra a clientes e potenciais clientes que o seu negócio atua com responsabilidade sócioambiental.

Portanto, não é uma forma de apenas divulgar, e sim de trazer consciência para um tema tão importante.

 

Energia solar como alternativa econômica e sustentável

 

Além de adquirir créditos de carbono, uma outra maneira de colaborar com o meio ambiente e ainda reforçar a sua atuação responsável, é investir em energias renováveis, como um sistema fotovoltaico, por exemplo.

Com a bandeira tarifária “escassez hídrica” em vigor desde setembro de 2020, pensar em novas formas de geração de energia e economia energética é necessidade urgente.

Principalmente, em se tratando de empresas cujo faturamento, por exemplo, vem da manutenção integral de equipamentos ligados 24h à rede elétrica.

O resultado, além de prejudicial ao meio ambiente, afinal a energia elétrica emite altas quantidades de gases do efeito estufa, é desvantagem também para o seu bolso, considerando os valores atuais do kilowatts/hora.

Por isso, a produção de energia solar pode ser a solução viável para o seu negócio. 

Conheça as vantagens:

  • 100% energia limpa e renovável;
  • Economia de até 95% na conta de luz;
  • Retorno sobre o investimento em até 6 anos;
  • Valorização de até 8% do imóvel;
  • O excedente não consumido vai para rede elétrica, o que gera crédito para ser consumido durante a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *