O que muda na geração de energia solar no outono

outono

O sistema de energia solar fotovoltaica conquista grande espaço no Brasil por conta de sua capacidade de gerar energia durante o ano inteiro e no outono não é diferente. O sistema funciona normalmente durante qualquer estação, mesmo que com algumas diferenças no rendimento, que são compensadas também pelos hábitos de consumo – que também mudam no decorrer do ano.

Durante o verão, é natural que seja produzida mais energia, porém o uso de ar-condicionados e ventiladores e o aumento do consumo energético de alguns aparelhos – como freezer, filtros e geladeiras – também mantém o consumo mais alto que em outras épocas do ano.

Mesmo com estes fatores, é bem comum que, no verão, seja produzida mais energia solar do que a utilizada e este excedente é redirecionado à rede local, gerando créditos junto à concessionária de energia, que se transformam em descontos na conta de luz.

Dessa forma, mesmo que, no outono, seu sistema produza menos energia, isso é compensado pela natural diminuição no consumo e, é claro, pelos créditos gerados durante o verão.

Mantendo seu sistema de energia solar eficiente

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, os sistemas de energia solar fotovoltaica tem maior eficiência em temperaturas mais baixas. Temperaturas mais amenas previnem o superaquecimento das placas, o que faz com que, mesmo nos dias mais amenos e frios do outono – e inverno – o céu aberto leve à utilização de todo o potencial de geração do sistema.

Se mesmo assim você ainda tem ressalvas e preocupações com relação à eficiência do sistema de energia solar fotovoltaica, você pode também realizar uma limpeza simples nos painéis durante o período, apenas para tirar folhas e sujeira que possam estar acumuladas sobre os painéis, o que também influencia na produtividade.

Esse cuidado faz a diferença para quem sabe que terá muitas folhas sobre os painéis durante o outono, já que elas realmente podem atrapalhar e diminuir em até 15% o potencial de produção do sistema, porém se folhas sobre os painéis não são um problema, a limpeza dos painéis não precisa ocorrer com frequência.

A verdade é que os sistemas de energia solar fotovoltaicos funcionam muito bem no Brasil em qualquer estação do ano. Como um país tropical, sentimos muito pouca diferença no clima de estação para estação, ao contrário dos países da Europa e Ásia, por exemplo.

Mesmo com mais dificuldades, nações como a Alemanha, China e Estados Unidos investem pesado em energia solar, simplesmente porque ela gera uma economia astronômica no custo de energia elétrica e também é praticamente inofensiva ao meio-ambiente.

Veja mais informações importantes sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica em nosso blog e aproveite para fazer um orçamento sem compromisso para instalar um sistema em sua empresa ou residência e começar a economizar até 95% nas contas de luz, em qualquer estação do ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *