Na falta de energia meu sistema solar continua gerando energia?

falta de energia

Uma pergunta comum entre as pessoas que buscam saber mais sobre energia solar fotovoltaico é com relação à dependência do sistema com relação à rede convencional. Algumas pessoas acham que o sistema pode parar de funcionar quando da falta energia na rede elétrica.

Antes de falar sobre essa questão, devemos explicar que existem dois tipos de sistemas de energia solar, os “on grid” e os “off grid”. Nos sistemas off grid, a energia excedente gerada pelo sistema de energia solar fotovoltaico é armazenada em baterias para ser utilizada quando da falta de energia elétrica ou quando o sistema fotovoltaico não estiver produzindo – período noturno.

Os sistemas on grid funcionam sem armazenar energia. A energia solar gerada, quando não consumida é enviada à rede da companhia local de energia elétrica. Assim, quando o sistema não estiver gerando energia, utiliza-se a rede convencional e o valor consumido recebe descontos na conta de luz, de acordo com os créditos gerados pela energia excedente.

Mas, afinal, o sistema de energia solar continuará funcionando se faltar energia elétrica? Nos sistemas off grid, a falta de energia não influencia, pois tudo é consumido do próprio sistema ou das baterias que armazenam a energia fotovoltaica.

Já no formato on grid, o sistema não funciona de forma isolada. Isso significa que, quando falta energia elétrica, pode ocorrer uma instabilidade no fornecimento de energia para o imóvel que conta com um sistema fotovoltaico e, se ocorrer durante o período noturno, o local ficará sem eletricidade.

Os sistemas off grid estão limitados hoje a lugares que não possuem nenhum acesso à rede de energia convencional e são muito mais caros de serem implementados, necessitando de equipamentos específicos, além das baterias, que geram custos mais altos de implementação.

A tecnologia para armazenamento de energia está se desenvolvendo e logo será utilizada de forma mais abrangente no mercado brasileiro. Porém, atualmente, os sistemas on grid são os mais implementados, até porque já possuem uma regulamentação clara junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Hoje, você já pode investir em energia solar para sua empresa ou residência e aproveitar todos os benefícios deste sistema na redução das contas de luz e também na alta durabilidade – com mais de 20 anos de funcionamento – falando com a Boreal Solar. 

Conheça todos os benefícios da energia solar fotovoltaica, tire outras dúvidas importantes em nosso blog e solicite um orçamento sem compromisso para implementação de energia solar! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *