Energia Solar x Energia Eólica: Diferenças e vantagens

Energia Solar x Energia Eólica: Diferenças e vantagens

A energia solar e eólica são duas fontes alternativas para alimentar redes elétricas de imóveis, cidades e até regiões inteiras. Ambas conquistaram muito espaço nos últimos anos, diminuindo o impacto ambiental e também barateando a produção de energia elétrica. Veja as diferenças e vantagens entre os dois meios de produção.

Geração

A energia solar é gerada através de um sistema fotovoltaico, em que painéis instalados em posições estratégicas são expostos ao sol e absorvem os raios solares para realizar o processo de geração de energia. Já a energia eólica é gerada através de um sistema de turbinas que são movimentadas pela força do vento e produzem energia elétrica para ser distribuída na rede. 

Ambos os meios de produção dependem em certa medida do meio ambiente, porém a produção do sistema de energia solar é mais previsível e regular, além de ser a mais viável dentro de ambientes urbanos.

Instalação

A instalação do sistema solar é complexa porque depende de materiais específicos e de qualidade, além de todo um estudo de viabilidade para entender qual a melhor posição para os painéis com o objetivos de garantir a máxima potência do sistema. A instalação da energia eólica é mais simples, podendo ser realizada por um eletricistas, porém a altura das torres pode levar a dificuldades.

Enquanto os painéis solares ocupam muito espaço de superfície, as torres de produção da energia eólica ocupam espaços bem menores, porém  os painéis não causam nenhum impacto e as torres podem gerar problemas em instalações próximas, pois a força do movimento das hélices podem causar turbulências.

Além disso, a energia solar não provoca nenhum tipo de poluição sonora e pouco influencia na estética de um local, ao contrário da energia eólica, em que as torres causam impactos em ambos os aspectos.

Energia Solar x Energia Eólica

Na hora de escolher a melhor opção, pense nas necessidades que você possui, para empresas e residências. A energia solar é costumeiramente a opção mais viável, mas para localizações rurais e industriais pode-se optar por uma ou outra.

Se você estiver em uma localidade ampla, em que é possível instalar as turbinas e o sistema de energia eólica sem incômodos com barulho e turbulência, procure saber qual a velocidade média do vento na região e – se for interessante para a geração de energia solar – se ela perdura durante a maior parte do ano. Em todos os outros casos, a energia solar acaba se tornando a opção mais interessante, por tudo o que citamos acima.


Quer saber mais sobre energia solar, sua eficiência, durabilidade e como ela faz diferença em sua conta de luz? Leia os artigos da Boreal Solar e entre em contato para solicitar um orçamento sem compromisso para instalar um sistema de energia solar em sua empresa ou residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *