Minha casa possui estrutura para instalação de energia solar fotovoltaica?

DCIM100MEDIADJI_0045.JPG

Ter uma estrutura para instalação de energia solar fotovoltaica no imóvel é uma preocupação comum de quem procura investir nessa opção de energia renovável, especialmente quem ainda está construindo, já que tem a oportunidade de deixar o imóvel em condições perfeitas para a implementação do sistema.

Há também uma grande parte de pessoas que já tem seu imóvel e se preocupam se será possível instalar o sistema ou se terão de fazer muitas adequações. Acompanhe a seguir algumas dicas para preparar seu imóvel para a instalação e também para já construir pensando em energia solar.

Preparando seu imóvel pronto para energia solar fotovoltaica

O mais importante é focar no telhado, já que é nele que os painéis são instalados para ter a máxima eficiência, sem ocupar o espaço útil da casa. É importante que o telhado tenha uma inclinação para o norte ou para o leste. Caso não seja dessa forma, será necessário instalar estruturas de compensação para garantir que os painéis recebam máxima radiação solar durante o dia.

O nível de inclinação ideal deve acompanhar a latitude do local de instalação e, da mesma forma, isso pode ser compensado com estruturas de fixação. Já com relação a estrutura do imóvel para receber os outros equipamentos como o alternador e a distribuição da energia na rede, não costumam ser necessários muitos ajustes.

A avaliação de tudo isso é feita pela equipe provedora do sistema de energia solar, que faz todo o estudo necessário para entender a viabilidade da implementação do sistema de energia solar e garante que você tenha o melhor de acordo com as condições existentes.

Preparando sua estrutura para instalação de energia solar fotovoltaica

Quem ainda está construindo tem a oportunidade de fazer seu imóvel já pensando na instalação do sistema solar e isso é interessante porque ajuda a baratear a instalação e a garantir a maior eficiência possível ao sistema.

Converse com uma empresa especialista em energia solar e já comece a se planejar para a implementação pensando na área que precisa ser ocupada pelo sistema – que varia de acordo com a potência desejada – e também pense no melhor tipo de telhado para receber os painéis, por exemplo.

Normalmente, para cada 7m² a 10m² temos 1 kWp de potência no sistema. Já os telhados mais adequados são as telhas metálicas trapezoidais e termoacústicas, assim como as telhas “shingle”. As telhas de barro aparecem como boas opções, mas as de fibrocimento são muito frágeis e podem encarecer a instalação por não receberem os painéis diretamente sobre elas.

Além destes detalhes, pensar no sistema de energia solar fotovoltaica antes de finalizar a construção também permite ajustar o posicionamento e o ângulo do telhado do imóvel, deixando na posição ideal para máxima eficiência do sistema de energia solar.

Você pode ter todas as informações e a assistência necessária para garantir que seu imóvel esteja preparado para receber energia solar e aproveitar o melhor rendimento possível para seu sistema fotovoltaico. Fale com a Boreal Solar e deixe que nossos especialistas façam o estudo de viabilidade e a implementação do sistema em seu imóvel! Peça um orçamento sem compromisso agora mesmo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *