Impactos ambientais causados por fontes de energia

Impactos ambientais causados por fontes de energia

Gerando a eletricidade que consumimos todos os dias, as fontes de energia são fundamentais para a organização e o funcionamento da sociedade humana, mas podem também ser muito prejudiciais para o meio ambiente e afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Acompanhe alguns impactos ambientais causados por fontes de energia e as alternativas que temos para reduzir as consequências negativas delas para o mundo.

Combustíveis fósseis

Carvão, gás natural e petróleo são combustíveis muito eficientes utilizados nas termelétricas para aquecer a água que gera energia dentro do sistema. Neste processo, os combustíveis liberam gases tóxicos na atmosfera, o que contribuem para causar problemas sérios, que vão desde a diminuição da qualidade de ar até o aquecimento global.

Nuclear

Assim como as termelétricas utilizam um combustível para fazer o sistema de geração de energia funcionar, as usinas nucleares realizam um processo similar. Mesmo que o risco de acidentes sejam baixos, quando ocorrem os resultados são desastrosos tanto para meio ambiente e diretamente para a população.

Utilizando urânio e plutônio para alimentar o sistema, corre-se um risco enorme com produtos radioativos que são gerados no processo de fissão. Estes podem vazar no meio ambiente e se espalhar levados pelo vento, uma ameaça silenciosa que pode causar gravíssimos problemas de saúde. Além disso, há risco de explosões e contaminação do solo. 

Biomassa

Obtida através da matéria orgânica, a biomassa é um outro combustível utilizado na produção de energia elétrica. Este não emite gases poluentes, mas que ainda assim são nocivos à saúde humana.

Além do mau cheiro que eles possuem, também podem causar problemas respiratórios na população próxima. Outro problema é que, muitas vezes, são precisas queimadas e desmatamento para buscar as matérias-primas vegetais da biomassa.

Hidrelétrica

Principal forma de produzir energia elétrica no Brasil, as hidrelétricas precisam de um grande reservatório de água, com turbinas que são acionadas pela passagem da água, e assim geram energia. 

Apesar de não queimar combustíveis, as hidrelétricas precisam inundar áreas inteiras para viabilizar seus reservatórios e isso acaba com ecossistemas inteiros e obriga populações de pessoas e animais a se deslocarem para outros locais.

Energia solar 

O sistema de energia solar fotovoltaica tem uma vantagem com relação às fontes de energia tradicionais, permitindo gerar energia a partir da radiação solar, que atinge todo o mundo naturalmente e não demanda nenhuma agressão ao meio ambiente para ser utilizada.

Apenas com a instalação de painéis e uma estrutura própria em seu imóvel comercial ou residencial, é possível gerar energia sem emissão de poluentes e sem a necessidade de extrair nada da natureza. 

Com uma vida útil de cerca de 25 anos,  o sistema de energia solar ainda tem a vantagem de ser muito barato, reduzindo os custos com contas de luz em até 95% e valorizando o imóvel em que ele está instalado. Saiba mais sobre energia solar aqui, e aproveite para conversar com a Boreal Solar e solicitar uma proposta sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *