Vida útil dos equipamentos fotovoltaicos

Vida útil dos equipamentos fotovoltaicos

 

A vida útil dos equipamentos fotovoltaicos gira em torno de 25 anos, permitindo que você usufrua dos benefícios da energia solar por décadas após um investimento que, em média, é compensado dentro dos primeiros 5 anos de instalação.

Partindo desta informação fica fácil perceber porque é tão vantajoso investir em um sistema de energia solar fotovoltaico, mas você sabe o que torna o sistema tão durável? Veja a seguir.

Painéis fotovoltaicos

Com uma garantia de desempenho que chega a 25 anos, os painéis solares garantem uma alta potência, que diminuirá a uma taxa de cerca de 0,7% ao ano. Isso quer dizer que, mesmo após 25 de instalação, os painéis ainda funcionarão com pelo menos 80% de sua potência inicial.

Inversores

Estes equipamentos podem ter uma variação na vida útil, entre 5 e 15 anos, de acordo com a qualidade e o tipo de inversor utilizado em seu equipamento fotovoltaico. Mesmo com uma garantia alta, é provável que você deverá buscar uma manutenção dos inversores quanto estiverem próximos do fim da garantia, mas isso não quer dizer que será necessário trocar os equipamentos, pois eles duram além da garantia.

Estruturas de fixação

As estruturas de fixação são construídas em alumínio e aço inox, o que as torna resistentes à corrosão. Há pequenas diferenças na estrutura de acordo com o telhado em que ela está instalada. Essa estrutura dura por décadas, mas as fabricantes oferecem uma garantia de apenas 1 ano.

O desgaste do kit de energia solar

Durante os primeiros anos da instalação, é normal que você perceba um desgaste, principalmente nos painéis solares, mas não há motivos para se preocupar. Esse desgaste é muito mais aparente do que real.

Ao sair da caixa e ser exposto diretamente às mudanças climáticas, como é o caso dos painéis solares, por exemplo, eles logo passam a ter uma aparência mais desgastada, mas nada que interfira em seu rendimento, já que os equipamentos são projetados para resistir a este tipo de desgaste.

Garantia da empresa instaladora

Além das garantias dos equipamentos, existe também o compromisso das empresas instaladoras do sistema, como a Boreal Solar. Buscando os melhores equipamentos, fazendo estudos profundos de viabilidade e oferecendo um serviço de alto profissionalismo, de modo a garantir a vida útil de cada um dos componentes.

 

Acompanhe o blog da Boreal para entender todos os benefícios e as formas de investir em energia solar para sua empresa ou residência e economizar até 95% nas contas de luz e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente, tudo isso sem se preocupar com problemas no sistema por pelo menos 25 anos! Fale coma boreal para fazer um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *