Fique por dentro do que compõe o kit de energia solar fotovoltaico

Fique por dentro do que compõe o kit de energia solar fotovoltaico

 

Instalar um kit de energia solar fotovoltaica é uma maneira sustentável de gerar e consumir energia em seu imóvel residencial ou comercial. Fonte de energia renovável, o Sol alimenta o sistema, fazendo deste uma alternativa barata e muito interessante em um país como o Brasil.

Com uma radiação solar média de até 2300 (kw/h), uma das maiores do mundo, e com uma política tarifária bem contestada entre os consumidores, o Brasil vê um grande crescimento no número de sistemas de energía solar fotovoltaica instados em todo o território nacional. 

Entenda um pouco mais sobre o kit de energia solar a seguir, para poder buscar uma empresa de qualidade e garantir um sistema eficiente para alimentar sua empresa ou residência e economizar até 95% nas contas de luz e começar a aproveitar as vantagens da energia solar.

O que compõe o kit de energia solar

Os kits de energia solar, quando fornecidos por empresas de confiança e instalados de acordo com as condições específicas de cada imóvel, têm uma alta durabilidade, com cerca de 25 anos de vida útil e sem precisar passar por manutenções constantes para produzir e distribuir energia de forma eficiente para os contratantes do sistema.

O kit pode ser dividido em três blocos, um referente à geração, outro relacionado ao condicionamento e mais um de armazenamento. Saiba um pouco sobre cada um:

Bloco gerador

O bloco gerador é formado pelos painéis solares, cabos e pela estrutura que dá suporte a estes elementos. Os painéis são responsáveis por captar a radiação solar, sendo formados por um conjunto de células fotovoltaicas que possuem elétrons que, ao receberem a radiação solar, movimentam-se gerando uma corrente elétrica. Os cabos levam a energia gerada para ser processada e distribuída pelo sistema.

Bloco de condicionamento

Enquanto bloco gerador capta a radiação e gera energia, o bloco de condicionamento é a inteligência do sistema, processando a energia gerada transformando a corrente contínua em corrente alternada por meio dos inversores, que também ajustam a tensão da corrente para atender o imóvel com energia em condições para alimentar a rede elétrica do imóvel e até para ser enviada para a rede de distribuição de energia.

Bloco de armazenamento

O bloco de armazenamento é composto por baterias, que recebem e armazenam a energia gerada para manter o sistema elétrico alimentado mesmo quando há pouca produção de energia solar por um motivo ou outro. 

Este bloco nem sempre está presente nos sistemas de energía solar fotovoltaica, mas em todo sistema há algum dispositivo para cumprir esse papel de manter a capacidade energética mesmo que não seja produzida energia suficiente. 

No Brasil, os sistemas são conectados à rede elétrica convencional, assim quando a produção é insuficiente ou é interrompida por algum motivo, o imóvel ainda recebe eletricidade para ser utilizada. Para compensar este uso, a energia gerada em excedente pelo sistema é enviada à rede convencional e pode ser convertida em créditos de desconto na conta de luz.
Quer saber mais sobre o sistema de energia solar e saber como instalar um em sua empresa ou residência? Fale com a Boreal Solar, uma empresa especialista em energia solar, e peça um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *