A geração de energia no Brasil tem uma relação forte com as condições climáticas, mais especificamente com o nível de pluviosidade anual. As usinas hidrelétricas geram cerca de 60% da energia consumida pelos brasileirose as secas cada vez mais comuns afetam a capacidade de produção dessas usinas. Fontes alternativas aparecem como solução.
As secas são cada vez mais comuns, mais extensas e até um tanto imprevisíveis, não só no nordeste, mas também no centro-oeste, sul e sudeste do país. Com pouca ou nenhuma chuva por meses, os reservatórios de água e o nível dos rios caem, diminuindo a eficiência das hidrelétricas na geração de energia.
Isso afeta diretamente o custo da energia elétrica para o consumidor brasileiro. As tarifas vem aumentando constantemente já há alguns anos e ainda há a questão das bandeiras tarifárias, que permitem às concessionárias cobrar ainda mais nos momentos do ano em que a demanda por energia supera a capacidade de produção.
Dentro deste contexto, a busca por fontes alternativas de energia é constante e o Brasil já tem cerca de 24% de sua energia provinda de opções como a energia solar e eólica, a biomassa, carvão, petróleo e também energia nuclear.
Dentre as formas de geração de energia mais baratas e confiáveis que as hidrelétricas, não sendo afetadas por secas e produzindo energia consistentemente durante o ano, talvez a melhor seja a energia solar.
Sistemas de energia solar tem uma grande vantagem, pois podem gerar energia em qualquer local, desde que expostos à radiação solar. As secas não afetam o sistema, dias nublados reduzem, mas não eliminam a produção de energia e os sistemas podem ser instalados em imóveis comerciais ou residenciais, reduzindo em até 95% o valor das contas de luz.
O Brasil é um dos países com maior potencial para a produção de energia solar, com dias de sol praticamente o ano inteiro e por todo o território, mas ainda existem muitas pessoas que não buscam essa alternativa por temerem o alto custo de instalação.
Entretanto, nos últimos anos isso vem mudando consideravelmente, com incentivos do governo federal e seus órgãos responsáveis para financiar instalações de sistemas de energia solar em empresas e residências.
Veja como fazer um financiamento para implementar um sistema de energia solar em seu imóvel e aproveitar mais de 20 anos de energia limpa, sustentável e absurdamente mais barata.
Quer saber mais sobre energia solar? Visite o blog da Boreal Solar e veja como você pode reduzir seus custos com a conta de energia em até 95% com um sistema durável e auto suficiente fornecendo eletricidade para seu imóvel! Fale com a Boreal Solar!
1 Comentário
[…] fontes alternativas de energia elétrica, pelo contrário, utilizam recursos renováveis, não são danosas ao meio-ambiente e ficam cada […]