Brasil ultrapassa marca de 1 GW de energia distribuída

Brasil ultrapassa marca de 1 GW de energia distribuída

 

Em junho de 2019, o Brasil atingiu uma marca histórica, chegando a 1 gigawatt (GW) de potência em micro e mini geração distribuída de energia elétrica. Isso significa que os incentivos da regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estão trazendo resultados, tornando mais viável para os consumidores instalarem sistemas de energia solar fotovoltaica em suas empresas e residências.

A energia solar corresponde a 870 megawatts (MW) da potência instalada em micro e mini geração distribuída no Brasil e o Diretor da ANEEL, Rodrigo Limp ressaltou que isso é resultado do grande potencial para exploração de energias renováveis no Brasil, além da confiança no trabalho da própria ANEEL. 

O presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, também reconheceu que, apesar dos avanços, há ainda muito potencial para o crescimento das energias renováveis no Brasil, em especial a energia solar.

Segundo Rodrigo “O Brasil está mais de 15 anos atrasado no uso da energia solar fotovoltaica” e tem condições de ficar “entre os principais países do mundo nesse mercado” como já acontece no caso da geração de energia hidrelétrica, de biomassa e eólica. O presidente também cobrou um programa nacional estruturado para acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

O que significa 1 GW de energia distribuída?

A marca de 1 GW é histórica no Brasil, mas ainda é baixa. Tamanha potência é capaz de atender somente cerca de 2 milhões de brasileiros ou 500 mil residências, por isso o presidente da Absolar cobra ainda mais desenvolvimento e apoio da ANEEL.

O Brasil integra agora um seleto grupo de apenas 30 países que também atingiram esta marca, o que demonstra o quanto as energias renováveis ainda tem a crescer em todo o mundo. 

A energia solar chegou para ficar e o crescimento está cada vez mais acelerando. Já existem previsões que apontam que, até 2050, metade da energia distribuída no mundo será proveniente de fontes renováveis. Isso porque, além de limpas e renováveis, elas são mais baratas para produzir e distribuir.

Você pode ter um sistema de energia solar fotovoltaica para atender sua empresa ou residência. A Boreal Solar instala sistemas em seu imóvel e cuida de toda a burocracia, tudo para garantir que você economize até 95% nas contas de energia, ao mesmo tempo em que contribui para com o meio ambiente.

Fale com a Boreal Solar e veja como instalar um sistema de energia solar fotovoltaico em seu imóvel. Peça agora um orçamento sem compromisso!

Fontes: Correio Braziliense; ANEEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *