Vale à pena aderir à tarifa branca?

Vale à pena aderir à tarifa branca?

 

Desde fevereiro de 2018 está em vigor a tarifa branca de energia, mas muitas pessoas ainda não conhecem esse tipo de tarifa e se vale à pena buscar a adesão à essa nova modalidade.

Oferecida inicialmente para residências e comércios com um consumo mensal maior que 500 kWh, a partir de 2019 a tarifa branca também passa a ser viável para unidades que consomem mais de 250 kWh/mês e há um plano para estender o direito à tarifa branca para todas as residências e pequenos comércios.

O que é a Tarifa Branca

Opção para que os consumidores tenham descontos em sua conta de luz, a tarifa branca é concedida quando o uso de eletricidade é maior nos períodos fora do horário de pico. O consumidor que adere à tarifa branca paga valores diferentes de acordo com o dia e horário em que consome energia.

Em uma cidade onde o pico do uso de energia está entre 18 e 21 horas, por exemplo, o consumidor que aderir à tarifa branca terá descontos se eliminar ou reduzir consideravelmente o consumo de energia neste período. 

Além disso, a tarifa branca também incide sobre o chamado “horário intermediário”, que abrange os períodos de uma hora antes e uma hora depois dos horários de pico. Já o uso de energia fora destes horários geram tarifas menores.

Tarifa Branca vale à pena para o consumidor?

O consumidor que aderir à tarifa branca, mas manter um consumo grande dentro dos horários intermediários e de pico, vai acabar pagando mais caro do que se estivesse em um regime tarifário regular. Por isso é preciso entender bem como a energia é consumida durante os dias.

Comércios que ficam abertos em horário comercial, residências em que os moradores trabalham nos períodos de pico e todos os casos em que o uso de energia é maior fora dos horários críticos podem optar pela tarifa branca com tranquilidade.

Entretanto, mesmo com os descontos, os consumidores estão sempre sujeitos a bandeiras e alterações tarifárias impostas pelas concessionárias e a tarifa branca acaba não trazendo o efeito esperado em todos os meses.

Por isso, muitas pessoas já investem em uma fontes de energia alternativas para suas empresas e residências. Uma delas é o sistema de energia solar fotovoltaico, que permite reduzir o valor das contas de luz em até 95%!

A Boreal Solar oferece sistemas de energia solar fotovoltaico com uma vida útil de mais de 25 anos, permitindo uma incrível economia que faz a diferença no orçamento de qualquer empresa ou pessoa física. 
Veja como instalar um sistema de energia solar em seu imóvel e fale com a Boreal para fazer um orçamento sem compromisso! Economize com uma energia renovável, barata e que ajuda a preservar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *