Por que e quando usar um otimizador de potência?

Por que e quando usar um otimizador de potência?

 

Você que já conta com um sistema de energia solar fotovoltaica, pode ter percebido uma perda na eficiência de seu sistema voltaico. Estas, normalmente, são causadas por sombras ou mesmo por conta da inclinação dos painéis, que nem sempre podem ser instaladas seguindo as orientações padrão.

Para estes casos, a empresa contratada para fazer o estudo e instalação do sistema é obrigada a passar alternativas para reduzir a perda de eficiência, entre elas estão os dispositivos Module Level Power Electronics (MLPE), mais conhecidos como otimizadores de potência.

Este dispositivo ajuda a aumentar a eficiência do sistema solar fotovoltaico ficando entre os painéis e os inversores de corrente contínua-alternada. O otimizador funciona em corrente contínua-contínua, recebendo a energia para só depois transmiti-la ao inversor, otimizando a potência do sistema.

Vantagens dos otimizadores de potência

Os otimizados podem ser adaptados a todos os tipos de painéis fotovoltaicos e serem ligados em série, sem depender da voltagem de saída. Além disso, ele aumentam a eficiência do sistema por identificarem o ponto máximo de potência de cada painel.

As perdas de energia que podem ser causadas pelas diferenças de potência entre os diferentes painéis são reduzidas com otimizadores. Eles também ajudam a reduzir o custo de manutenção, já que permitem identificar o painel específico que esteja defeituoso no sistema de energia solar.

Investir em um sistema com otimizadores pode ser um pouco mais caros, mas por tudo o que foi dito anteriormente neste artigo, é possível entender quão interessante é a relação custo-benefício de contar com otimizadores impulsionando a geração de energia de seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Se você já conta com um sistema de energia solar, talvez compense instalar otimizador para evitar perdas, principalmente se seu imóvel está localizado em área com mais sombras, por exemplo. Você pode conversar com a Boreal Solar para confirmar as formas de solucionar seu problema com otimizadores.

Já você que ainda está na dúvida sobre adquirir um sistema de energia solar fotovoltaico tem a oportunidade de fazer um orçamento sem compromisso com a Boreal Solar e, na hora de contratar, acompanhar o grande profissionalismo e capacidade de nossos profissionais, tudo para garantir que você aproveite todo o potencial energético de seu sistema.

Visite o Blog da Boreal para mais informações importantes para quem tem ou deseja contar com um sistema de energia solar fotovoltaico em sua empresa ou residência. Fale com a Boreal Solar!

1 Comentário

  1. JAMES AZEVEDO disse:

    Bom dia

    Tenho dez módulos de 365 W, Q-cell, conectados a um mesmo MPPT de um inversor Fronius.. 7 módulos estão estão voltados para noroeste e 3 estão voltados para sudoeste. Tive que desligar os 3 módulos para evitar perda de desempenho. Como utilizar otimizador de potência para voltar a utilizar os três módulos e otimizar o funcionamento dos 10 módulos.
    Que otimizador devo comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *