Painéis solares incorporados à construção

Painéis solares incorporados à construção

 

A iniciativa privada também está atenta aos benefícios da energia solar e agora começa a investir em painéis solares integrados às construções, ao invés de contar com painéis instalados diretamente sobre a superfície dos imóveis.

Os BIPV (Painéis Solares Integrados à Construção) são possíveis porque a preocupação com sustentabilidade já começa a integrar os projetos de engenharia e arquitetura das empresas da iniciativa privada, que agrega valor aos imóveis, ao mesmo tempo em que mantém uma preocupação estética.

Utilizando BIPV, as superfícies do imóvel são melhores aproveitadas na produção de energia solar, podendo estar completamente revestidas com materiais fotovoltaicos, mesmo fachadas, já que há um impacto estético pequeno ou até inexistente.

Além disso, o sistema fotovoltaico integrado, quando presente em fachadas ventiladas, clarabóias e janelas semitransparentes, ajuda a manter a temperatura dos edifícios, economizando inclusive na energia gasta com ar-condicionado.

Por serem pensados de forma particular para cada imóvel e oferecerem benefícios além da produção de energia solar, os sistemas fotovoltaicos integrados saem consideravelmente mais caros, mas seu custo-benefício é altíssimo, já que ele abrange áreas maiores (produzindo mais energia), é esteticamente mais agradável e ajuda a controlar a temperatura do imóvel.

Tecnologias presentes do BIPV

Esse tipo de sistema conta com células fotovoltaicas de silício cristalino – que é a mais utilizada para painéis solares – e silício amorfo. O silício cristalino é mais maduro, mas o silício amorfo é mais flexível, sendo melhor integrado ao imóvel e tendo uma resposta melhor à luz difusa.

As células solares orgânicas também são utilizadas, elas são produzidas com material semi-transparente, que serve para revestir superfícies curvas e para substituir os vidros utilizados na fachada dos imóveis.

O BIPV no Brasil

Apesar de ainda representar apenas um pequeno nicho de mercado, o BIPV já chama a atenção de arquitetos brasileiros que buscam conceber edifícios que promovam a sustentabilidade, mas que não sacrifiquem a estética para atingí-la.

Entenda mais sobre energia solar fotovoltaica e como ela faz a diferença em sua empresa ou residência. Fale com a Boreal Solar e saiba como instalar um sistema de energia solar em seu imóvel e reduzir sua conta de luz em mais de 95%!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *