A evolução da célula fotovoltaica

A evolução da célula fotovoltaica

As células fotovoltaicas são conhecidas desde 1839, mas só foi lançada comercialmente em 1954 e mesmo assim ainda continua sendo desenvolvida constantemente e se torna cada vez mais relevante para a construção de um mundo mais sustentável.

Em 1958, as células fotovoltaicas foram utilizadas pela primeira vez em um satélite, que continha seis grandes painéis solares e mais de 9600 células solares fotovoltaicas, tudo para garantir que o satélite produzisse a própria energia no espaço, aproveitando-se dos raios solares. Mesmo atualmente, os satélites seguem esse padrão.

Hoje, a tecnologia das células fotovoltaicas está tão acessível que empresas de todos os portes e cidadãos comuns podem levar essa tecnologia para seus imóveis, economizar na conta de luz e ainda ajudar a manter o planeta mais limpo e sustentável.

Na produção de uma célula fotovoltaica são utilizados gases e químicos, manuseados em ambientes controlados e com os resíduos todos sendo tratados para garantir um impacto ambiental praticamente inexistente.

Os tipos de células fotovoltaicas

São muitos os tipos de células fotovoltaicas disponíveis no mercado e cada tipo tem suas especificidades, sendo mais ou menos adequado de acordo com o tipo de sistema de energia solar instalado.

Existem as células de silício cristalino, monocristalino e policristalino, além das células de filme fino e de heterojunção. Os custos de cada tipo de célula variam de acordo com o material utilizado e o potencial para o sistema de energia solar fotovoltaico utilizado.

O uso de células fotovoltaicas caseiras, não é recomendado, já que a falta de um processo industrial impede que a célula atinja os padrões de qualidade e segurança que deveria, gerando o risco de curto-circuito e até incêndios.

Acessibilidade do sistema de energia solar

As células fotovoltaicas são trabalhadas e desenvolvidas há mais de um século e conquistam espaço no mercado consumidor desde 1958 e isso faz com que, naturalmente, elas se tornem mais acessíveis com o tempo.

A capacidade de produção de células fotovoltaicas no mundo, os incentivos governamentais motivados pela economia que esta tecnologia possibilita e o aumento da demanda de empresas e pessoas interessadas torna a energia solar cada vez mais acessível e disseminada pelo mundo.

Países como o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, que recebem grande irradiação solar durante o ano, investem cada vez mais em sistemas de energia solar fotovoltaico, inclusive desenvolvendo legislações que beneficiam o avanço desta tecnologia renovável.

Acompanhe o Blog da Boreal Solar para saber mais sobre energia solar e como adquirí-la para sua casa ou empresa. Veja nossos conteúdos e entenda quais são os benefícios governamentais e porque investir em energia solar é um ótimo negócio, especialmente em nosso País!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *