A preocupação com sustentabilidade e consciência ecológica cresce cada vez mais em um mundo globalizado e a energia solar é uma recurso energético que vai ao encontro destas preocupações.
Ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, os painéis solares chamam atenção como formas de produzir energia limpa, renovável e sustentável para empresas e residências. Veja o que torna a energia solar efetivamente uma opção sustentável.
Os combustíveis fósseis são utilizados na produção de painéis solares, porém dentro do processo de produção, muitas montadoras calculam o tempo de “payback” dessa energia, considerando em quanto tempo um painel ativa terá produzido uma quantidade de energia equivalente à que foi utilizada em sua produção.
De acordo com o National Renewable Energy Laboratory (NREL) dos EUA, hoje os painéis levam cerca de quatro anos para produzirem tanto quanto ou mais do que o que foi gasto em sua produção.
Considerando que a vida útil do sistema de energia solar fotovoltaica chega a mais de 25 anos, quem investe em energia solar logo paga sua “dívida” com o meio ambiente, produzindo energia limpa e sustentável por décadas e contribuindo com o meio ambiente.
No mundo inteiro e também no Brasil, existem terrenos áridos que não são ideais para agricultura ou até mesmo para sustentar vida humana e animal em abundância. Estes terrenos, entretanto, costumam ser muito interessantes para a produção de energia solar.
Lugares como o sertão nordestino contam com grande potencial energético, recebendo grandes quantidades de irradiação solar durante todo o ano, com poucas variações. Assim, estas localidades são ótimas para receber usinas solares e ainda evitam que terras produtivas sejam mal aproveitadas.
A superfície de lagos, como os de barragens, também pode receber painéis fotovoltaicos flutuantes, mais uma forma inteligente de aproveitar espaços com mínima ou nenhuma agressão ao meio ambiente. Veja nosso artigo sobre usinas solares flutuantes.
Com vida útil de cerca de 25 anos, os painéis solares oferecem grande durabilidade, mas o que fazer quando eles não tiverem mais utilidade? Essa discussão, apesar de recente, já que a popularização deste tipo de geração energética é algo novo, não deve ser desconsiderada.
Entretanto, quem têm consciência ecológica não precisa se preocupar. Hoje, mais de 90% dos materiais que compõem os painéis são recicláveis e em alguns países da Europa, onde a energia solar já é utilizada há mais tempo, já existem centrais de reciclagem.
Além de ser uma opção energética sustentável, a energia solar também se destaca por ser mais barata para o consumidor do que a oferecida pelas concessionárias. Em média, quem investe em energia solar recupera o valor gasto em cerca de 6 anos, com a incrível redução na conta de energia, que pode ser superior a 95%!
Conheça todas as características do sistema de energia solar fotovoltaico e adquira para sua empresa ou residência. Economize e promova a sustentabilidade e a conscientização social, fale com a Boreal Solar.
1 Comentário
Boa tarde
Tenho uma área, não tem energia comercial, pode-se instalar energia solar?