Bateria solar: novas tecnologia para armazenamento de energia limpa

Nuvem foto criado por wirestock - br.freepik.com

Um projeto inovador promete armazenar energias renováveis, como solar e eólica, e injetar de volta à rede elétrica sob demanda. O sistema ainda é conceitual, mas a ideia é que ele possa ser utilizado para alimentar até mesmo uma cidade pequena, não só em situações favoráveis para a geração de energia, mas em todos os momentos.

Os engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais importantes centros de desenvolvimento em engenharia e tecnologia nos Estados Unidos, desenvolveram um projeto conceitual para a criação de uma bateria capaz de armazenar energia elétrica na forma de calor em tanques de silício fundido, que funcionaria como baterias para energias renováveis.

Uma única bateria solar seria capaz de alimentar cerca de 100 mil residências com energia renovável que seria coletada durante o ano, mas distribuída de forma homogênea independente das condições climáticas. Ou seja, distribuindo energia mesmo nos momentos em que a produção de energia solar ou eólica esteja baixa.

Segundo os cientistas, a bateria solar teria um custo 50% inferior ao do armazenamento hidroelétrico bombeado, que é hoje a forma mais barata para armazenar energia em grande escala, o que torna o projeto mais viável aos investidores, novamente mostrando que a energia renovável é uma alternativa mais barata e viável para governos e pessoas em todo o mundo.

Como funciona a bateria solar?

A tecnologia utilizada para o desenvolvimento da bateria solar é chamada Rede de Armazenamento de Energia Térmica-Multi-Junção (Tegs-MPV), um conceito que agrega soluções como o armazenamento de sal derretido e células solares fotovoltaicas em “cascata” termodinâmica.

Em resumo, o sistema seria capaz de armazenar a energia renovável excedente, em tanques de silício a cerca de 2 mil graus Celsius. Assim, quando for necessário recuperar energia, o silício é transferido para um outro tanque, que o manterá a 400°C, fazendo com que ele brilhe em uma luz intensa que será utilizada para alimentar painéis fotovoltaicos especiais, como um verdadeiro sol artificial.

A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, com algumas questões a serem resolvidas, já que tal temperatura gera diversas dificuldades com relação aos materiais e elementos que serão utilizados para desenvolver o maquinário capaz de trazer o conceito à uma solução real e material.

Isso demonstra o quanto a energia solar fotovoltaica tem a oferecer à humanidade como um todo nos anos que virão, mas você já pode aproveitar os benefícios da energia solar renovável e sustentável em sua casa ou empresa hoje mesmo!

Veja como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica oferecido pela Boreal Solar, que ajuda você a reduzir as contas de luz em mais de 95% com um sistema de alta durabilidade e baixíssimo custo de manutenção.

Fale agora com a Boreal Solar e peça um orçamento sem compromisso para implementar o sistema em sua empresa ou residência!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *