Alemanha testa ciclovia que gera energia solar

shutterstock_689793670

A busca por energia renovável cresce em todo o mundo e na Alemanha não é diferente. Em Erftstadt, a cerca de 30 km de Colônia, a cidade já está testando um novo tipo de ciclovia que, além de facilitar o deslocamento de ciclistas, é capaz de gerar energia solar.

A ciclovia é feita com um pavimento de pastilhas fotovoltaicas, que além de absorver ruídos, a pista pode gerar cerca de 15 mil kWh por ano, que equivale ao consumo de uma família de quatro pessoas na Alemanha.

O investimento em uma ciclovia geradora de energia solar é também um teste para possíveis rodovias com o mesmo material que podem ser feitas no futuro, fazendo das ruas mais uma fonte de energia renovável que, mesmo sendo menos eficiente que os painéis solares convencionais, servirá para reduzir os gastos com a retirada de neve das estradas durante o inverno e também para gerar energia para ser utilizada pelos cidadãos alemães.

Essa é mais uma forma inovadora de utilizar o sistema de energia solar fotovoltaico para levar mais sustentabilidade e economia para as cidades e países, com energia elétrica limpa e renovável.

Busca por energia solar cresce em todo o mundo

A demanda por energia solar cresce a cada dia pelas grandes vantagens oferecidas pelo sistema, cada vez mais países buscam alternativas para gerar energia de uma forma menos agressiva ao meio ambiente e mais econômica no médio e longo prazo.

O valor para construir vias com pavimento fotovoltaico é maior, mas com uma eficiência de cerca de 12 a 14 anos, ele é recuperado na economia trazida para as cidades e países que investirem neste tipo de pavimento, tanto na redução da necessidade de manutenção, quanto na geração de energia excedente, que é devolvida à rede elétrica para ser utilizada.

Para pavimentos, o sistema ainda está em teste, mas para empresas e residências, os benefícios da energia solar fotovoltaica já são comprovados. No Brasil, quem investe em sistemas de energia solar fotovoltaico percebe uma redução nas contas de energia que pode ser superior a 95%.

Essa economia permite recuperar o valor investido no sistema em cerca de seis anos, sendo que ele funciona com mínima manutenção por cerca de 30 anos. Além disso, o sistema de energia solar fotovoltaico ainda pode elevar o preço de um imóvel em mais de 8%!

Com tantas vantagens, não é de se surpreender que pessoas, empresas e governos investem cada vez mais em energia solar e em pesquisas para entender como levar os benefícios de sistemas fotovoltaicos para diferentes áreas, como até mesmo a de transportes.

Quer entender mais sobre energia solar e como adquirir um sistema para sua residência ou empresa? Fale com a Boreal Solar! Oferecemos um estudo qualificado e fazemos a implementação de sistemas de energia solar fotovoltaico que não só gera mais economia e sustentabilidade para você, mas também ajuda a distribuir energia limpa para a rede de distribuição de sua região.

Entenda os benefícios de contar com energia solar em sua empresa ou residência e faça um orçamento sem compromisso com a Boreal Solar!

1 Comentário

  1. […] da energia solar como meio de produção, inclusive com ações como a construção de ciclovias que também geram energia solar e promovendo leis que exigem que todas as construções residenciais tenham um sistema de energia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *