Como adaptar seu imóvel desde a construção para um sistema de energia solar

shutterstock_530915839

Quem ainda está construindo seu imóvel já pode pensar em formas para facilitar a instalação de um futuro sistema de energia solar fotovoltaico, facilitando e reduzindo os custos de instalação de painéis solares. Veja como:

Área para a instalação de painéis

 Na hora de planejar e construir, é interessante garantir que a laje ou telhado tenha pelo menos 10m² de área livre para a instalação de painéis, mas talvez seja necessário mais de acordo com a demanda de energia planejada.

É importante fazer uma simulação com base na estimativa de consumo mensal e a potência necessária para atender a demanda. Desta forma será possível identificar quanto espaço deve estar livre para a instalação de painéis solares. Veja algumas projeções:

Potência

Área destinada a instalação de painéis

 

1.5kW

 

10.5m²
 

2kW

 

14m²
 

3kW

 

21m²
 

4kW

 

28m²
 

5kW

 

35m²
 

10kW

 

70m²
 

50kW

 

400 a 500m²
 

100kW

 

800 a 1.000m²
1mW 8.000 a 10.000m²

 

 

 

 

 

 

 

 

Telhado do imóvel

Como os painéis são fixados ao telhado, é interessante escolher uma superfície adequada para a instalação do sistema para diminuir os custos no orçamento. As telhas de Eternit, por exemplo, são as que mais fazemos instalações e possuem um nível pequeno de complexidade.

Lajes e telhas pré fabricadas em concreto são muito boas para a instalação de painéis, com o sistema de fixação compensando a pouca inclinação do telhado e garantindo mais incidência solar sobre os painéis.

Posição dos painéis

 A melhor posição possível para um painel solar é ficar voltado para norte, com um grau de inclinação igual à latitude do local em que ele está localizado. Maringa possui 23º, então o painel fica inclinado a 23º, já Cuiabá possui 15º, então o painel fica inclinado a 15º.

O mais importante para pensar durante a construção é que não haverá sombras incidindo sobre os painéis.

Os sistemas de energia solar fotovoltaicos são aterrados para garantir mais segurança. Assim já construa seu telhado com um ponto de aterramento para facilitar e ajudar a baratear a instalação.

Fale com uma empresa especialista em sistemas de energia solar

O mais interessante para garantir que seu imóvel seja adaptado para um sistema de energia solar é conversar com uma empresa especialista, como a Boreal Solar. Os profissionais da Boreal podem ajudar a identificar o que deve ser feito para facilitar a viabilização de um sistema de energia solar e também já fazer um estudo para a instalação futura de acordo com seu projeto e suas expectativas.

Visite http://www.borealsolar.com.br e entenda mais sobre energia solar e as condições para a instalação de um sistema em seu imóvel. Faça um orçamento sem compromisso e entenda como um sistema de energia solar fotovoltaico permite economizar mais de 95% nas contas de luz com uma alternativa renovável durável e sustentável para a produção de energia elétrica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *