kW e kWh: você sabe a diferença?

shutterstock_1088015018

Quando falamos em energia fotovoltaica, logo surge a dúvida com relação a kW e kWh. Afinal, qual a diferença entre um e outro? Quem está pensando em instalar um sistema de energia solar fotovoltaica para sua empresa ou residência, tem este como um questionamento muito comum.

O k significa quilo e representa a medida de mil, já o W representa Watt, que é uma medida de potência. Já h, com se pode imaginar, significa a medida de tempo hora. Então, a sigla kW significa 1.000 Watts, enquanto kWh representa 1.000 Watts dentro de uma hora.

kW representa potência

O kW, ou quilowatt, indica o tamanho de um sistema de energia solar. Quanto maior for a medida de kW de um sistema, maior será sua capacidade de produzir energia nos dias ensolarados.

kWh indica a energia produzida ou consumida

O kWh, ou quilowatt-hora, representa a quantidade de energia que pode ser produzida pelo sistema de energia solar dentro de uma hora. Assim, se seus painéis produzem 1kW em um período de 60 minutos, isso quer dizer que foram produzidos 1.000 W de energia a cada hora.

O kWh também é a medida que representa quanto você utiliza de energia e é a medida utilizada pelas próprias distribuidoras de energia para gerar sua conta de luz.

Por que é importante saber a diferença entre kW e kWh?

 Você que está pensando em instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua empresa ou residência, deve estar atento à diferença entre potência (kW) e energia (kWh), para entender qual o sistema que realmente atende à necessidade energética que você precisa.

Claro que as empresas que fazem o estudo e implementação do sistema de energia solar fotovoltaica têm condições de lhe ajudar a coletar e entender estas informações, porém para que você consiga solicitar orçamentos com mais assertividade e agilidade, ter este conhecimento é realmente útil.

Um sistema de 2 kW de potência, atende quem precisa de 8 kWh por dia, enquanto um sistema de 8 kW de potência serve uma demanda de 32 kWh, por exemplo.

Ter esse conhecimento também ajuda a conferir se a empresa que você está buscando para instalar seu sistema é séria e conta com profissionais capacitados. Afinal, se o vendedor não lhe dar uma resposta correta sobre kW e kWh, será que a empresa realmente está interessada em oferecer o sistema mais adequado?

Ao entrar em contato com a Boreal Solar, por exemplo, você pode especificar que precisa de um sistema capaz atender uma demanda de 30kWh, para cobrir o consumo médio de seu imóvel. Assim, o sistema que será oferecido, será exatamente o necessário para servir suas necessidades.

Quer entender mais sobre sistemas de energia solar fotovoltaica e verificar a viabilidade para sua empresa ou residência? Entre em contato com a Boreal Solar e saiba tudo sobre esta alternativa econômica e sustentável para deixar de pagar altíssimas contas de energia!

2 Comentários

  1. Carlos Eduardo disse:

    Já conhecia essa diferença, mas, parabéns, excelente explicação.

  2. valdir disse:

    Boa tarde a todos!
    Excelente explicação, gostei, pois tenho pouco conhecimento sobre o assinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *